Suspensão temporária de alguns voos em Fernando de Noronha

foto na horizontal do avião hélice da Azul

O avião ATR72-600, da Azul, será alternativa para viajar a Noronha enquanto a suspensão estiver em vigor | Foto: Passagens Imperdíveis

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu nota determinando a suspensão temporária de voos com aeronaves do modelo turbojatos com destino a Fernando de Noronha. A decisão interfere em parte dos voos realizados pela Gol e Azul, por causa das aeronaves utilizadas, a exemplo do Embraer 195 e Boeing 737.

De caráter preventivo, a medida começa a valer em 12 de outubro de 2022 e vai afetar pelo menos 5 voos diários em Fernando de Noronha.

Se você tem viagem marcada para os próximos dias, entenda quais medidas pode tomar e o que pode acontecer com o status do seu voo.

O que motivou a suspensão de voos em Fernando de Noronha

Segundo a Anac, a pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fernando de Noronha (Governador Carlos Wilson) não apresenta segurança adequada para operações.

Há 3 anos, a agência faz o monitoramento da estrutura e, apesar das recomendações para cumprimento das normas vigentes, o operador realizou apenas reparos paliativos, o que não atende ao Plano de Ações Corretivas da Anac.

Ainda de acordo com a agência reguladora, os danos causados na pista podem provocar consequências estruturais nas aeronaves, além de risco para tripulantes e passageiros.

Ressalta-se que não estão incluídos nessa restrição as aeronaves turboélice, como os modelos ATR72 e Caravan, utilizados pela Azul.

Confira a íntegra do comunicado oficial da Anac

Nota oficial do governo de Pernambuco

A empresa responsável pela manutenção da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, Dix Empreendimento, intensificou as ações de reparo desde a publicação da medida, em 7 de outubro de 2022. Mas ainda não há data prevista para o fim da suspensão.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), houve investimento para o início das obras de requalificação do Aeroporto, que tem prazo para finalizar em até 90 dias. Segundo informado pela secretaria, podem ocorrer alterações na malha viária durante esse período.

O que dizem as cias. aéreas Azul e Gol

As companhias aéreas responsáveis pelos voos para Fernando de Noronha publicaram notas para explicar e orientar os clientes que já adquiriram passagens com destino ao arquipélago.

Gol

A Gol afirma que está trabalhando com a Anac e com a administração do aeroporto para que as operações sejam normalizadas o mais rápido possível. Veja a nota oficial com instruções para clientes.

Azul

Conforme divulgado pela imprensa, a Azul vai começar a voar apenas com seu modelo ATR72-600 partindo do Recife, a partir de 12 de outubro. A empresa afirma que está trabalhando para garantir apoio à infraestrutura do local. Os clientes com voos marcados para Noronha devem entrar em contato para ver as opções de reacomodação disponíveis.

A Azul retomou as vendas de bilhetes para viagens a Fernando de Noronha, com até 8 voos diários. De acordo com o que foi divulgado pela imprensa, a programação seguirá desta forma pelos próximos meses:

De 12 a 31 de outubro

  • Recife x Fernando de Noronha: 5 voos diários
  • Fernando de Noronha x Recife: 5 voos diários

De 1 a 30 de novembro

  • Recife x Fernando de Noronha: 8 voos diários
  • Fernando de Noronha x Recife: 2 voos diários

Acesse o site da companhia para conferir a disponibilidade e os horários.

O que você pode fazer

Você pode se manter informado sobre sua viagem com alguns passos simples.

Entrar em contato com a companhia aérea

A Anac afirma que está em contato com as companhias aéreas para que seja apresentado um plano de contingência em relação aos voos marcados para Noronha. Logo, é importante que você entre em contato com a companhia aérea para verificar as soluções da empresa.

Entrar em contato com a pousada reservada

Recomendamos que você entre em contato com a pousada que reservou em Noronha para saber as possibilidades de remanejar as datas de estadia e eventual reembolso.

Reaver taxa de turismo

A Taxa de Preservação Ambiental pela Internet (TPA) é paga por qualquer pessoa que queira entrar na ilha e os valores arrecadados são usados para manter serviços como a coleta de lixo.

É possível reaver o valor já pago por meio do site do governo de Pernambuco, no portal oficial de Noronha.

Reaver ingresso do Parnamar

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar) representa 70% do arquipélago e só é acessível mediante a compra do ingresso. Para quem já garantiu o ticket e pode ter o voo alterado, o parque oferece duas opções.