Home > Dicas de viagem > Royal Air Maroc: hotel grátis para conexão longa no Marrocos

Royal Air Maroc: hotel grátis para conexão longa no Marrocos

Sim, a Royal Air Maroc disponibiliza hotel, transfer e refeição gratuitos aos passageiros com conexão de mais de 8 horas em Casablanca, no Marrocos. Para você usufruir desse benefício, vamos te explicar, agora, como funciona. Acompanhe!

Quer ir direto à sua dúvida?

#DicaPI: entenda a diferença entre escala e conexão!

Sobre a cia. aérea

A Royal Air Maroc (RAM) é uma companhia aérea marroquina cujos destinos abrangem países na África, Ásia, Europa, Américas do Sul e do Norte e Oriente Médio. No Brasil, os voos da RAM saem – e pousam – em São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão).

Conexões da RAM em Casablanca

Não raro, as viagens saindo daqui (ou com destino pra cá) fazem conexão em Casablanca, a maior cidade do Marrocos. Por exemplo, na promoção imperdível que divulgamos do Rio de Janeiro a Viena (Áustria), por R$ 1.305, em algumas datas havia conexão de quase 19 horas – outras 30 horas. É aí que entra a questão do hotel grátis.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Passagens Imperdíveis (@passagensimperdiveis) em

Royal Air Maroc disponibiliza hotel em conexões longas

No aeroporto internacional Mohammed V, em Casablanca, a própria cia. aérea resolve a hospedagem, transporte e alimentação dos passageiros, dependendo das condições do voo.

A disponibilidade de hotel grátis vai depender da sua viagem. Por exemplo, se a passagem que você comprou só está disponível com conexão acima de 8 horas, ou seja, não havia opção de voo com conexão mais curta, então você poderá solicitar esse benefício. Em todos os casos, entre em contato diretamente com a Royal Air Maroc, para analisarem a sua situação e explicarem detalhes.

Com seu bilhete em mãos, comprovando a conexão acima de 8 horas – dentro dos critérios observados pela cia. -, vá ao guichê da Royal Air Maroc, no 2º andar do aeroporto, e solicite a hospedagem.

Os funcionários falam inglês, o que facilita bastante a comunicação. E aqui vai uma dica extra: não é garantido, mas você pode pedir para se hospedar em determinada região da cidade, como o centro, por exemplo. Quem sabe? Assim, consegue localização privilegiada para curtir algumas horas de passeio.

Todo o processo é simples:

  1. Apresente seu bilhete comprovando a conexão dentro das condições estabelecidas pela Royal Air Maroc
  2. Receba o voucher do hotel, com transfer e alimentação incluídos
  3. Divirta-se (e descanse também!)

Isso tudo está explicado no site da cia., em um guia em francês. Lá você também encontra um mapa do aeroporto, bem simplificado.

#DicaPI: na conexão longa, está resolvido, mas e durante o voo? Veja estas dicas de passatempos para viagem longa de avião!

E quando é menos de 8 horas?

Também há suporte para os passageiros com conexão entre 4 e 8 horas em Casablanca:

  • Café da manhã: entre 5h e 10h
  • Almoço: entre 11h30 e 14h30
  • Jantar: entre 19h e 22h

Outro benefício é o acesso ao lounge da empresa (não é a sala VIP) e transfer gratuito do terminal de desembarque até esse espaço.

#DicaPI: um dos benefícios da classe executiva é o acesso automático à sala VIP, caso disponível no aeroporto.

Conexões de 50 minutos

Aeroporto de Casablanca

Aeroporto de Casablanca | Foto: Anass Sedatri

Alguns voos da Royal Air Maroc fazem conexão de 50 minutos em Casablanca! Naquela promoção de Viena, que citamos, havia opções assim. Até assusta, mas dá tempo, porque o aeroporto é pequeno e fácil de encontrar o portão de embarque. Você só deve entrar na fila de conexão, passar pelos procedimentos de segurança e embarcar novamente, já que vai retirar as malas apenas no destino final.

Mesmo que atrase e acabe perdendo o voo, caso tenha comprado a passagem aérea no Brasil ou em site brasileiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem regras que te amparam.

De qualquer maneira, considere que a cia. aérea só estipulou esse prazo curto porque ela dá conta de cumpri-lo. Por fim, a RAM está “em casa” – a sede dela fica em Casablanca –, o que facilita bastante a logística. Então relaxe e siga viagem!

Foto por Anass Sedrati, no Wikimedia Commons, licenciada sob CC 4.0.

Precisa de visto de trânsito no Marrocos?

Um item a menos na lista de burocracias, pois não é necessário visto de trânsito no Marrocos. Os brasileiros estão isentos de visto tanto para conexão quanto para turismo até 90 dias.

Também não é obrigatório o certificado internacional de vacinação para visitar/fazer conexão nesse país. Contudo, recomendamos que emita o seu pela internet, já que é fácil, rápido e grátis.

Atenção para não se confundir: estamos falando de visto e certificado de vacina para o Marrocos. Você ainda deve pesquisar a necessidade dessas e outras exigências, como o seguro viagem, para o seu país de destino!

O próprio site da Royal Air Maroc tem um sistema para consultar a documentação necessária. Embora seja em inglês, dá para navegar facilmente, pois é bem simples e intuitivo. Por exemplo, Cairo, a capital egípcia, um dos destinos cobertos pela RAM, exige visto de turismo para brasileiros.

#DicaPI: seja qual for a cia. aérea, se você pretende ver a pirâmides de perto, saiba como tirar o visto para o Egito.

O que fazer em Casablanca durante a conexão

Bom, você já está com a documentação correta e as orientações para obter o voucher de hotel grátis no Marrocos. Que tal conhecer alguns pontos turísticos nessas horinhas de sobra?

Tenha consciência de que, por se tratar uma conexão, pode não ser possível visitar todas essas atrações. Então avalie a que lhe chamou mais atenção (e for mais fácil de ir a partir do hotel).

Mesquita Hassan II

Mesquita Casablanca Marrocos

As pessoas ficam pequenas diante da mesquita | Foto: PxHere

Local sagrado para os muçulmanos, a Mesquita Hassan II é uma das mais famosas do mundo. Contemplar esse cartão-postal de Casablanca é celebrar a diversidade cultural do nosso planeta. A arquitetura islâmica, o tom amarelado e as pessoas de roupas típicas (túnicas, turbantes, burcas) constatam: você está numa terra bem diferente.

A depender do seu tempo livre (e da hora que chegar), há visitações guiadas em diversos horários do dia na mesquita. Mais informações no site oficial.

Foto sob domínio público, no PxHere.

Old Medina

Old Medina Casablanca Marrocos

Entrada para o agitado comércio da medina | Foto: Luc Legay

Medina, na verdade, é o nome dado à parte antiga das cidades árabes cercadas por muro. Na prática, um aglomerado de ruas repletas de comércio, daqueles que os vendedores são bastante insistentes e adoram negociar. Tanto que, se você resolver comprar algo, pechinche, mesmo que seja meramente fazendo cara de pensativo ou de desdém. O preço abaixa como mágica!

Lembra da novela “O Clone”? Tá bom que não tem cenas nessa cidade. Mas sempre mostravam medinas pelo Marrocos. Em Casablanca, você vai saber que chegou à medina quando avistar uma grande torre de relógio, muros bem altos e um portão bem ao estilo árabe.

Foto por Luc Legay, no Flickr, licenciada sob CC 2.0. 

Rick’s Cafe

Ricks café réplica do cenário do filme “Casablanca”

Fachada do Rick’s Café | Foto: János Korom

Esse restaurante árabe é réplica do cenário do filme “Casablanca”, clássico hollywoodiano, de 1942, que apresentou a cidade homônima ao mundo. Se você já assistiu ao longa, se sentirá como os personagens de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Mas num contexto bem mais tranquilo!

Confira a programação e shows e horários no site oficial.

Foto por János Korom, no Flickr, licenciada sob CC 2.0.

Dicas rápidas do Marrocos e Casablanca

Apesar de ser uma cidade segura para visitantes, sobretudo nesses pontos turísticos famosos, vale se prevenir. Evite deixar à mostra seus documentos e objetos de valor, como celular. Os famosos “mãos-leves” existem em qualquer lugar do mundo.

O transfer do aeroporto até o hotel é bancado pela Royal Air Maroc. Contudo, o transporte do hotel às atrações fica por sua conta. Entre as opções mais viáveis o táxi, cujo preço você deve sempre negociar.

No caso do táxi, peça para ligar o taxímetro, pois é comum que os motoristas cobrem preços exorbitantes pela viagem. A alternativa mais moderna era o Uber, mas desde 2018 o aplicativo não funciona mais no Marrocos, embora o site oficial ainda afirme que sim. Por isso, confira antes as notícias e tente simular uma corrida no app.

#DicaPI: conheça mais aplicativos de transporte para usar pelo mundo afora!

Árabe é o idioma oficial do Marrocos, entretanto a maioria da população também fala francês. Também há quem fale inglês, sobretudo nos hotéis, aeroporto e pontos turísticos, como a mesquita Hassan II.

Terminado o seu minitour por Casablanca, é hora de voltar ao hotel grátis e pegar o transfer para o aeroporto. Afinal, toda essa aventura se passou em uma simples conexão da Royal Air Maroc!

Passagem aérea da barata da Royal Air Maroc

Além de dicas de viagem, o Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, por diversas companhias, inclusive Royal Air Maroc. Então é possível viajar barato e ainda ter hotel grátis na conexão em Casablanca.

Para ficar sabendo das passagens aéreas promocionais, siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Desse modo, receberá notificações em tempo real e conseguirá aproveitar os descontos antes que acabem!