Saiba como renovar seu visto americano de turismo ou negócios

renovação de visto americano

Saiba como é o procedimento para renovação do visto americano | Foto: Flickr

O processo de renovação do visto americano de turismo ou negócios é simples e bem semelhante ao da primeira solicitação. Dessa forma, para te ajudar a obter o novo documento, vamos esclarecer algumas vantagens dessa antecipação e tirar outras dúvidas frequentes sobre o procedimento.

Etapas para renovar o visto americano

Dê início ao procedimento e preencha o formulário DS-160

Você pode seguir as orientações na página de solicitação de visto americano. As etapas para o cadastro são bem parecidas com as da primeira emissão:

  • Preenchimento do formulário DS 160
  • Pagamento da taxa consular
  • Agendamento para a entrega do passaporte no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

Após o preenchimento do DS-160, associe o seu formulário ao pagamento da taxa e agendamento da data de entrega dos documentos

#DicaPI: confira o passo a passo de como tirar o visto americano!

Voltar ao sumário

Agenda de renovação durante a pandemia

Por causa da alta demanda acumulada das pessoas que já se adiantaram e deram entrada no pedido de renovação de visto, a agenda do consulado está disponível a partir de meados de 2022.

Entretanto, mesmo com as datas disponibilizadas pelo site de agendamento, o Consulado dos Estados Unidos faz questão de ressaltar que essas vagas poderão ser canceladas a qualquer momento, dependendo da situação atual da pandemia neste período.

O agendamento será feito após o pagamento da taxa de solicitação de visto, quando marcará um horário para a entrega dos documentos requeridos através do site do CASV. No Brasil, o CASV só tem sedes em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Então, se não residir nessas cidades, atente-se à data agendada e se programe para viajar até o local indicado.

Voltar ao sumário

Qual o momento certo de renovar o visto?

Quando se aproxima do período de vencimento do visto, muita gente enfrenta um dilema: é melhor renovar o visto americano antes ou depois do vencimento?

Logo de cara podemos afirmar que a melhor decisão é renovar o visto americano antes do vencimento. Ao programá-lo com antecedência, terá facilidade na escolha da data que melhor lhe convém, além de evitar o risco de perder alguma viagem por não ter o documento válido.

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil inclusive orienta que os turistas se atentem aos prazos para facilitar o processo, pois os solicitantes que possuem um visto válido ou expirado nos últimos meses podem ser isentos da entrevista. Mas, de toda forma será necessário apresentar a documentação e preencher o formulário da mesma maneira.

Portanto, é importante estar ciente que, em último caso, o consulado pode exigir entrevista pessoal.

Se o seu visto vai vencer, por exemplo, em dezembro de 2022, já comece a programar a renovação, devido à alta demanda de vistos vencidos e a agenda concorrida do consulado.

Importante: a regra para renovação só vale se o visto estiver vigente ou então vencido há, pelo menos, 12 meses (a partir da data de vencimento).

No entanto, por causa da pandemia de Covid-19, em março de 2021 foi expandida a isenção de entrevista para renovação de vistos de turismo vencidos de 12 a até 48 meses. A medida tem validade até 31 de dezembro de 2021.

Encontre passagens aéreas promocionais para os EUA

Voltar ao sumário

Documentos para renovação do visto de turismo ou negócios

Para renovar seu visto americano, será necessário apresentar a seguinte documentação no CASV:

  • Passaporte atual com validade mínima de seis meses (a partir da data prevista para retorno dos EUA)
  • Passaporte contendo o último visto dos EUA (para o processo de renovação, o visto precisa estar válido, ou vencido há no máximo 48 meses)
  • Formulário eletrônico DS-160 impresso
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa
  • Uma foto 5×5 cm ou 5×7 cm colorida, tirada nos últimos 6 meses e com fundo branco (necessário usar roupa escura, orelhas e testa aparentes e sem nenhum ornamento na cabeça – exceto por razões religiosas)
  • Taxa consular paga

Outra pessoa pode levar os documentos por você?

Provavelmente você já se perguntou sobre a possibilidade de ser representado no CASV. E sim, existe essa opção!

Qualquer pessoa autorizada no momento do agendamento online pode entregar os documentos presencialmente no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Ou seja, o solicitante irá indicar quem será o representante, caso haja, na página de agendamento do CASV. Se no sistema já constar o nome da pessoa, será necessário apresentação apenas do RG.

Na hora da entrega do passaporte, caso não seja a pessoa autorizada no sistema, tem que seguir a documentação listada acima, sobre a entrega e retirada da documentação.

Acesse o site de informações oficiais do VISA dos EUA e saiba mais sobre o serviço de entrega da documentação do visto!

#DicaPI: o passaporte é um dos documentos obrigatórios nesse processo, saiba como tirar  o seu em apenas 7 passos!

Voltar ao sumário

Taxa de solicitação

Para solicitar a renovação do visto americano, o requerente deverá efetuar o pagamento da taxa MRV (taxa consular) no valor de US$ 160,00 (dólares).

Durante a pandemia, a taxa de visto será válida até 30 de setembro de 2022.

Encontre passagens aéreas promocionais para os EUA

Voltar ao sumário

Entrega do novo visto americano

Com base em sua preferência, indicada em seu cadastro do CASV, você pode escolher retirar seu visto no CASV ou recebê-lo por correspondência.

Para a retirada no CASV, o solicitante (ou outro responsável que buscará) deverá comprovar sua identidade da seguinte maneira:

  • Acima de 18 anos: apresentar documento de identidade emitido por órgão oficial (com foto), carteira de motorista oficial ou certidão de nascimento
  • Responsável retirando para filhos menores de 18 anos: apresentar cópia da certidão de nascimento, que contenha o nome completo legal de um dos pais no documento; ou comprovar a sua identidade com o mesmo nome presente na certidão de nascimento
  • Através de representante: carta de autorização assinada pelo solicitante que contenha o nome legal; ou uma cópia de um dos documentos de identificação do requerente. O representante também deve se identificar com um documento com foto

Todos os solicitantes serão notificados por e-mail quando o documento do visto estiver pronto para ser enviado ou retirado no CASV. Caso a sua opção seja para recebimento no endereço residencial ou comercial, a empresa de serviço postal realizará até 3 tentativas de entrega no local solicitado. Se não for possível realizar a entrega, a remessa será retornada para a Seção Consular de origem.

Voltar ao sumário

Encontre passagens aéreas promocionais para os Estados Unidos

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:

Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!