Três doses da Pfizer neutralizam a variante Ômicron, afirmam fabricantes

De acordo com novas atualizações divulgadas pelo site oficial da Pfizer, as três doses do imunizante aumentam os neutralizantes contra a Ômicron em 25 vezes, enquanto duas doses seguem protegendo contra casos graves da doença. Ou seja, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 neutraliza a nova variante

Segundo o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, “embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra doenças graves causadas pela cepa Ômicron, é claro que a partir desses dados preliminares que a proteção é melhorada com uma terceira dose da vacina”. Ele ainda reforçou: “garantir que o maior número possível de pessoas estejam totalmente vacinadas com as duas primeiras séries de doses e um reforço continua a ser o melhor curso de ação para prevenir a propagação de Covid-19”. 

Os fabricantes ainda destacam que mesmo com a queda dos anticorpos neutralizantes após as duas doses, o imunizante segue protegendo contra as formas graves da doença e, que eles continuarão monitorando de perto a real efetividade da vacina pelo mundo contra a nova variante. 

Portanto, as empresas continuam coletando mais dados de laboratório para que, a partir de março de  2022, se necessário, possam entregar uma vacina adaptada para a Ômicron. 

Imunizante é um dos mais aplicados no Brasil

A Pfizer é a segunda vacina mais aplicada no Brasil, com 33,5% das doses administradas, segundo dados do Ministério da Saúde. E, para fins de viagem, diversos países reconhecem o imunizante para entrada de turistas, entre eles:

Situação das fronteiras no mundo agora

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Europa

Ásia

África