Oktoberfest: dicas para planejar a sua viagem

Outubro é sinônimo de Oktoberfest: a maior festa tendo a cerveja como estrela principal. A celebração da cultura germânica é exaltada por meio da culinária, vestimentas típicas e atrações musicais.

A Okotberfest recebe milhares de visitantes do mundo todo. Por isso, é bom se planejar com antecedência, inclusive para encontrar hotéis, passagens e ingressos.

Confira as promoções de passagens áreas para a Alemanha

Além da tradicional e pioneira celebração em Munique, na Alemanha, o Brasil realiza versões da festa já consolidadas e muito famosas por aqui, principalmente no Sul do país.

Vamos te mostrar como aproveitar o festejo, seja na Alemanha, seja no nosso Brasil!

Oktoberfest na Alemanha

Dizem que não se pode passar por essa vida sem conhecer a Oktoberfest alemã. Uma das maiores festas do mundo, planeje a sua viagem e dê esse “check” na lista de destinos a se conhecer.

Anualmente, Munique recebe cerca de 6 mil foliões apaixonados por cerveja e pela cultura germânica. Pode até parecer estranho no primeiro momento, mas não deixe de utilizar as roupas tradicionais da Baviera.

Mulheres optam pelos vestidos Dirndl, sendo a parte de cima composta por camisa e corpete e a saia sobreposta por avental.

Já os homens usam a vestimenta chamada Lederhosen (calças de couro até a altura do joelho) e loferls ou “calf warmers”, que muita gente pensa ser meias, e na verdade não são, pois não cobrem os pés, apenas as pernas logo abaixo dos joelhos.

Como é a Oktoberfest na Alemanha

A festa se inicia ao meio-dia com o grito em dialeto Bávaro “O’ Zapft is!”, que quer dizer: “que a festa comece, que as danças comecem!, desde 1950, após a Segunda Guerra Mundial.

Assim é a abertura oficial dos festejos, onde simbolicamente também é aberto o primeiro barril de cerveja na tenda Schottenhamel.

Infraestrutura e horários

Programe-se para chegar cedo, duvide ou não a festa começa de manhã!

  • No sábado de abertura, as barracas de cerveja abrem às 9h. A partir das 10h, há venda de bebidas não alcoólicas e petiscos. Ao meio-dia, acontece a abertura do primeiro barril de cerveja, que flui para toda a festa!
  • Nos dias seguintes até o encerramento da Oktoberfest, a venda de cerveja acontece das 9h às 21h30.
  • São cerca de 490 cervejarias, tendas de vinhos, restaurantes e churrascarias. Há, inclusive, opções para veganos e vegetarianos.
  • A entrada é gratuita; paga-se somente o que consumir.
  • Atenção: algumas barracas podem fechar devido à superlotação, por isso programe-se para não perder nada!
  • É possível realizar reservas nas tendas de forma on-line ou por telefone.

Dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha

Para aproveitar tantos dias de festa, atente-se a alguns detalhes importantes:

  • Cada caneco tem capacidade para 1 litro de cerveja, ou seja, nada de exageros!
  • A cerveja é a atração principal, mas não se esqueça de se alimentar e intercalar a bebida com água.
  • Necessário para entrar na Alemanha,tenha um seguro-viagem.
  • A festa é estruturada por tendas de cervejarias distintas e com decoração diferente – veja a lista completa.
  • Nem só de cerveja vive o festival. Há atrações fora das tendas, como parques de diversão, doces, souvenir, cabines de fotos, espaço para dança tradicional e muito mais!
  • Não se perca: tenha em mãos o mapa oficial da festa!
  • Algumas cervejarias só aceitam dinheiro em espécie. Leve uma quantia para essas situações (mas não deixe de criar sua conta internacional Nomad para os outros momentos da viagem)
  • Reserve 1 ou 2 dias extras para conhecer Munique e seus principais pontos turísticos para além da festa.

Curiosidades sobre a festa na Alemanha

Você sabia que, além dos 2 anos parada devido à pandemia de Covid-19 (2020 e 2021), a Oktoberfest deixou de acontecer em outros momentos? Veja esta e outras curiosidades!

  • Não aconteceu em momentos de guerras, como as duas guerras mundiais.
  • Você só poderá entrar em uma tenda caso tenha lugar disponível para se sentar.
  • Em 2022, a caneca de cerveja vai custar entre €12,60 e € 13,60. O valor pode variar entre cada cervejaria.
  • As canecas colecionáveis são produzidas a mão. Originalmente, não possuem alças, que são colocadas cuidadosamente para proporcionar o peso ideal e confortável para ser segurada e levantada até a boca. Se você é fã da Oktoberfest, não deixe de garantir a sua!

Oktoberfest no Brasil

Aproveite para conhecer também as já tradicionais e importadas festas aqui no Brasil. Em Blumenau, Santa Catarina, o festejo reúne milhares de turistas e mostra que sabe valorizar as raízes e a descendência alemã com excelência.

No Sudeste, Rio de Janeiro e São Paulo também estão no mapa dos amantes da cerveja com eventos mais modernos com toque de brasilidade.

Garanta a sua passagem aérea para aproveitar a Oktoberfest no Brasil!

Oktoberfest em Blumenau (SC)

Em Blumenau, a festa acontece desde 1984. Atualmente dura 19 dias e reúne cervejarias, 150 pratos da gastronomia alemã, música e diversão.

Tradicionalmente, acontece um concurso para eleger a rainha e 2 princesas que carregam a missão de levar a cultura germânica para todos os cantos do país.

Oktoberfest em Santa Cruz do Sul (RS) 

Em Santa Cruz do Sul, com a chegada dos primeiros imigrantes, veio também o início dos festejos em dezembro de 1849. Oficialmente, em 2022 acontece a sua 37ª edição.

Mantendo a tradição da Oktoberfest germânica, a população local adaptou e agregou à celebração a cultura brasileira. Por isso, não estranhe a programação não só de shows de grupos de música e dança alemã, mas também de duplas sertanejas e bandas de samba e pagode.

Oktoberfest em São Paulo (SP)

Com ares de urbanidade, a Oktoberfest de São Paulo traz os conceitos da celebração tradicional, mas moderniza e adapta a festa para um modelo de festival de música e gastronomia. E claro, com muita cerveja!

Oktoberfest no Rio de Janeiro (RJ)

Palcos com shows de artistas nacionais e uma estrutura de grandes eventos para celebrar a festa alemã. A gastronomia está presente em barraquinhas, há parque de diversão, fanfarra e apresentação de dança tradicional alemã.

As cervejarias participantes contemplam chopes nacionais e de origem internacional.

História da Oktoberfest

A tradição da festa regada a cerveja tem suas origens na realeza alemã. Em 12 de outubro de 1810, no casamento entre o futuro Rei Luís I e a princesa Teresa de Saxônia-Hildburghasen na capital Munique, os convidados se reuniram em uma celebração simbolizada por uma corrida de cavalos.

Isso mesmo, até então nada de cerveja! A competição realizada no gramado batizado como “Theresienwiesen”, conhecido hoje como Wiesn (gramado de Teresa), repetiu-se nos anos seguintes, dando origem à tradição do Oktoberfest, ou Festa de Outubro.

A partir de 1819, a população de Munique tornou-se responsável pela organização do festejo, que passou a acontecer em mais de um dia de outubro recebendo as barracas de cerveja.

Naquela época, como ocorre até hoje, houve a antecipação da festa para o final de setembro e o aumento de dias de celebração com o objetivo de desfrutar dos dias mais longos e quentes na Europa.

Siga o rumo da história:

  • Em 1892, a cerveja passa a ser servida em copos de vidro.
  • Em 1910,na comemoração do 100º aniversário da Oktoberfest, foram consumidos cerca de 12 mil litros de cerveja.
  • A partir de 1960, acabaram as corridas de cavalo, e a festa se tornou o festival como é conhecido hoje.
  • Em 2010, comemorando 200 anos de história e resgatando suas origens, a Oktoberfest recebeu uma corrida de cavalos e as pessoas se vestiram com trajes históricos.
  • Também em 2010, ficou proibido fumar nas barracas da Oktoberfest. A legislação vale até hoje.
  • Após o hiato de 2 anos, pela pandemia de Covid-19, em 2022 acontece o retorno da Oktoberfest, que será realizada de 17 de setembro a 3 de outubro (Dia Nacional da Alemanha).

Encontre passagens aéreas para curtir a Oktoberfest: