O que fazer em Lausanne: roteiro, hotéis e restaurantes

cathedrale de lausanne

Visitar a catedral é um dos itens que não podem ficar de fora de o que fazer em Lausanne | Foto: Commons Wikimedia

Conhecida por ser um país montanhoso no centro do continente europeu, a Suíça é repleta de cidades lindas que merecem ser visitadas. E para te inspirar a conhecer um desses cantinhos incríveis do país, vamos te contar o que fazer em Lausanne, um dos lugares que você não pode deixar de conhecer durante uma viagem pelas terras suíças. 

Confira as nossas dicas de roteiro, hospedagem, quando ir e pontos turísticos:

Roteiro em Lausanne de até 4 dias resumido

Uma sugestão de roteiro em Lausanne com as principais atrações divididas por dia. Dessa forma, você terá uma noção de como se organizar!

Dia 1 (pode ser no mesmo dia da chegada)

Dia 2 –

Dia 3

Dia  4

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

O que fazer em Lausanne

A quinta maior cidade do país é considerada uma animada sede universitária e de eventos, com grande destaque para o esporte e cultura. Aliás, Lausanne abriga a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Museu Olímpico. Há muito o que fazer por lá, vamos descobrir?

Musee Olympique e Parc Olympique

museu olimpico lausanne

O Museu Olímpico de Lausanne é uma atração imperdível para conhecer a história dos esportes olímpicos e tudo o que envolve os jogos | Foto: Flickr

O Museu Olímpico é uma daquelas atrações que não podem ficar de fora de um roteiro por Lausanne. Um dos mais visitados da Suíça, é um passeio pela história dos jogos, onde é possível encontrar tochas olímpicas, medalhas, mascotes de todos os jogos, uniformes, estádios e vilas olímpicas, além de fotos lindas. 

Fundado em 1993, o local foi remodelado e reinaugurado em 2013, totalmente interativo e moderno. São mais de 10 mil peças relacionadas ao Movimento Olímpico que estão presentes nas salas, exposições e vídeos. A visita é parada obrigatória para os amantes de futebol e uma ótima pedida se você estiver com crianças durante a viagem. 

E tem mais: dá para conciliar o passeio com o Parc Olympique, que reúne uma fonte monumental logo na entrada, com esplêndidos terraços e uma coleção de esculturas. O museu é cercado pelo parque, com bastante espaço em seu jardim para a criançada. Tudo isso com cenário bem em frente ao Lago Léman. Imperdível, né?!

  • Entrada: 20 CHF (a partir de 16 anos)
    • crianças até 15 anos, acompanhada de um responsável maior, não pagam
  • Endereço: Quai d’Ouchy 1, 1006 Lausanne
  • Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
  • Mais informações: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Cathédrale de Lausanne

A catedral da cidade é considerada um dos mais belos monumentos da arte gótica em toda a Europa. Foi construída no século XIII, e inicialmente era católica e acabou tornando-se calvinista após a Reforma Protestante do século XVI, e assim permanece até hoje. 

Vale a pena percorrer todo o seu exterior para que assim possa apreciar cada detalhe. Um dos maiores destaques está na fachada, devido a rosácea de vitrais localizada na face de frente para a rua, além da porta de entrada principal riquíssima em detalhes. 

Se deseja ter a possibilidade de ver Lausanne de cima, com suas construções medievais e o Lago Léman ao fundo, subir na torre do campanário é uma das partes mais incríveis da visita. 

  • Entrada: gratuita
    • subida na torre: 5
  • Endereço: Pl. de la Cathédrale, 1005 Lausanne
  • Funcionamento:
    • abril ao final de setembro: segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30; domingo, das 13h às 17h30
    • outubro a março: segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h; domingo, das 14h às 17h
    • última subida à torre: 30 minutos antes do fechamento da recepção
  • Mais informações: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Place du Château

Saindo da catedral até a Place du Château são cerca de 300 metros de caminhada. Nessa praça fica localizado o Château Saint-Maire (sede do poder regional) e ainda o Grand Conseil de Vaud (equivalente a casa legislativa do “Estado”).

Nenhum deles pode ser visitado internamente, mas vale a pena seguir até o local para ver a beleza dos dois edifícios que são de grande importância para a política local

  • Endereço: Pl. du Château 1005, Lausanne

Voltar ao roteiro resumido

Place de la Riponne

place de la riponne lausanne

Fachada do Palais de Rumine na Place de la Riponne | Foto: Flickr

A Place de la Riponne foi criada em 1838 e por ali se destaca o Palais de Rumine, um edifício histórico de renascentista florentino onde funcionam hoje diversos museus cantonais de temas como geologia, zoologia, arqueologia e história. 

Nas redondezas da praça é possível encontrar a Bibliothèque Cantonale Universitaire e quatro museus: Musée Cantonal d’Archéologie et d’Historie; Musée Cantonal de Géologie; Musée Cantonal de Zoologie e Musée Cantonal des Beaux-Arts. 

Curiosidade: além dos atrativos arquitetônicos, a Place de la Riponne recebe todas as quartas e sábados um movimento “marché” (mercado) de pulgas e bancas de flores e vegetais – o que costuma atrair não apenas turistas, mas também moradores locais. O mercado (nas quartas e sábados) também se estende por outras ruas e praças da cidade. 

  • Endereço: Place de la Riponne, 1003 Lausanne

Voltar ao roteiro resumido

Place de la Palud e a prefeitura de Lausanne

É, de fato, a praça mais importante da cidade. Ao chegar, você vai avistar a fachada do edifício mais importante na região: a Prefeitura de Lausanne. Construído no final do século XVII, o prédio da prefeitura chama a atenção pelas sacadas floridas, as arcadas e a torre central que ornamenta a fachada no estilo renascentista. É muito charmoso, assim como toda a praça!

  • Endereço: Place de la Palud, 1003 Lausanne

Voltar ao roteiro resumido

Grand-Pont

A antiga ponte oferece uma vista bem legal da cidade de Lausanne e da catedral ao fundo. Localizada na região do centro, conhecida como “Flon”, um antigo bairro de armazéns industriais que foi inteiramente revitalizado após anos de abandono.

O contraste da mistura entre o medieval e o industrial fez com que o “novo Flon” acabasse tornando- se um símbolo do sucesso arquitetônico da cidade. Após esse processo, o Flon acabou virando um “bairro da moda” de Lausanne, atraindo uma grande variedade de bares, restaurantes, museus, lojas descoladas e empresas de tecnologia. 

  • Endereço: Rue du Grand-Pont, 1003, Lausanne

Voltar ao roteiro resumido

Chocolate Train (Trem de Chocolate)

Uma combinação perfeita que é a cara da Suíça: queijo, chocolate e trem! O passeio é, sem dúvida, um dos mais imperdíveis do país. 

Com duração de um dia inteiro, parte da estação principal de Montreux (apenas 20 minutos de Lausanne, ou seja, dá para fazer bate-volta partindo da cidade) e corta o cantão de Fribourg, ao norte. Ao longo do trajeto, tem algumas paradas, como em Gruyère – com visita a uma fábrica de queijos – ; na Maison Cailler, na cidade de Broc, uma das fábricas de chocolate mais tradicionais da Suíça e outros. 

Prepare-se para um dia de muitas degustações!

  • Duração: 7h30
  • Funcionamento:
    • Maio, junho e setembro: terça e quinta-feira
    • Julho e agosto: todos os dias

Voltar ao roteiro resumido

Vinhedos de Lavaux

vinhedos lavaux

Cerca de 30 km de Lausanne, os vinhedos de Lavaux são uma das reigões vinícolas mais famosas da Suíça | Foto: Commons Wikimedia

Ideal para um bate-volta a partir de Lausanne, Lavaux fica no Cantão de Vaud, no lado francês da Suíça e conta com as maiores regiões vinícolas do país com cerca de 800 hectares de vinhedo com vista para o Lago Léman, o que acaba tornando a paisagem ainda mais espetacular. 

Aliás, os vinhedos de Lavaux na Suíça são considerados patrimônio mundial da UNESCO e são divididos em oito pontos, sendo St. Saphorin, Dézaley e Expess as mais conhecidas e algumas das vilas produtoras com cenários dignos de filme. 

  • Como chegar: você pode escolher e combinar diferentes formas de visitar Lavaux, dentre elas: trem (a região é facilmente acessada via Genebra, Lausanne, Montreux, Vevey e Berna), carro e até mesmo cruzeiro (dá para aproveitar um dos cruzeiros pelo Lago Genebra para parar em uma das vilas e explorar a região como preferir).

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Quando ir a Lausanne: clima e tempo

De modo geral, a primavera e outono são as melhores estações para viajar até a Suíça. Já em Lausanne, os meses de maio a setembro podem ser considerados os de melhor clima. Portanto, é importante tomar cuidado com as frequentes tempestades de verão. Neste período, as temperaturas em si costumam ser bastante agradáveis e os dias longos. 

Confira a melhor época de acordo com cada estação:

  • Primavera (março a junho): dias mais frios – e longos – até a segunda semana de maio; cidade volta a ser agradável para passeios pelas ruas principais ou à beira do lago
  • Verão (junho a setembro): período mais quente e ensolarado; temperaturas podem ultrapassar os 30 ºC; época de grandes eventos em Lausanne
  • Outono (setembro a dezembro): meses cinzentos e chuvosos, exceto nos primeiros dias de setembro; recomendado aproveitar a estação para visitar locais fechados
  • Inverno (dezembro a março): alta temporada; frio com alternância de dias úmidos e chuvosos – a chuva e nevascas no início do inverno são bastante comuns

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Idioma oficial de Lausanne

Como já citamos no conteúdo com dicas práticas antes de viajar para a Suíça, fala-se quatro idiomas no país: francês, alemão, italiano e romanche, cada um em regiões diferentes. No entanto, em Lausanne, a língua oficial é a francesa.  Inclusive, a pronúncia em francês é “lozan”. 

Voltar ao sumário

Quanto tempo ficar

A cidade suíça é bastante compacta, mas com diversas atrações turísticas para conhecer. Dessa forma, se quiser aproveitar para inteirar-se sobre a parte histórica e fazer passeios bate-volta com base em Lausanne (como por exemplo os que listamos  em nosso roteiro), recomendamos quatro dias. 

Mas, atenção! Essa é apenas uma sugestão. O seu itinerário depende da sua disponibilidade de tempo e interesses. Então, programe-se da forma que achar melhor!

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Como se locomover em Lausanne

Antes de mais nada, é importante saber que não há aeroporto em Lausanne, e o aeroporto internacional mais próximo é o de Genebra. Sendo assim, se você estiver vindo do Brasil ou qualquer outra cidade da Europa, será preciso fazer escala em uma cidade maior, como Genebra ou Zurique. 

Então, para chegar em Lausanne – e também para se locomover por toda a cidade – o trem e o carro são as principais formas. Saiba como funciona:

  • Metrô: a cidade possui duas linhas de metrô e 29 estações, que atravessam na direção noroeste (M1) e também do sul para o norte (M2). O sistema ferroviário funciona das 5h30 à 0h e é executado a cada 5 minutos nos horários de pico. Os valores variam em função da distância e podem ser comprados em máquinas de vendas automáticas em qualquer estação – saiba mais
  • Trem: alternativa para se locomover entre as cidades da Suíça. A SBB, empresa ferroviária nacional do país, conta com uma excelente malha e possui trajetos entre os municípios vizinhos de Lausanne a partir de 14 CHF
  • Táxi: meio de transporte eficaz, portanto, nas cidades suíças – de maneira geral – os preços são mais elevados. Uma corrida rápida fica cerca de 30 CHF, em média R$ 160
  • Carro: opção para quem deseja ter mais liberdade no deslocamento. O valor aproximado do aluguel é de 90 CHF ou 100 CHF por dia – faça uma cotação

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Onde se hospedar em Lausanne

Para facilitar a sua escolha, selecionamos hotéis para os mais diferentes perfis de viajantes. Veja e escolha o seu preferido:

Pesquise e compare mais hotéis em Lausanne na BookingHoteis.com ou Expedia

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Onde comer em Lausanne

restaurant le rossignol, lausanne

O Restaurant le Rossignol é uma das opções de onde comer em Lausanne | Foto: Divulgação

A gastronomia suíça garante uma explosão de sabores em seus pratos típicos e envolve fortes influências de países vizinhos como Alemanha, França e Itália. Muitos dos pratos são a base de batata – certamente você se surpreenderá com a quantidade de receitas preparadas com esse ingrediente – e, claro, os queijos suíços e chocolates. 

Há bons restaurantes para conhecer na cidade de Lausanne. Confira:

Restaurant de l’Hotel de Ville Crissier

Prepare-se para viver uma verdadeira aventura gastronômica. O local tem três estrelas Michelin, o guia que avalia os restaurantes do mundo inteiro, considerando a qualidade dos ingredientes, técnicas de preparo, personalidade, harmonia de sabores e o padrão dos pratos. Ou seja, certamente viverá uma experiência única em um bom restaurante suíço. 

  • Especialidade: francesa, europeia
  • Funcionamento: terça a sábado, das 9h30 às 23h30
  • Endereço: Rue d’ Yverdon 1, Crissier, Lausanne
  • Mais informações: site oficial 

Eligo

O restaurante com foco na gastronomia italiana destaca-se pelo ambiente agradável e decoração, além do cardápio, com pratos tradicionais como o ravióli, risoto, lasanha e nhoque. A carta de vinhos com rótulos locais também merece destaque. 

  • Especialidade: italiana
  • Funcionamento: segunda a domingo, das 12h às 14h e das 19h à 22h
  • Endereço: Rue du Flon, 8, Centre Ville, Lausanne
  • Mais informações: site oficial

Croix d’ouchy

Os pratos elaborados e bem servidos, seleção de vinhos, excelente atendimento e as mesas ao ar livre fazem do Croix d’ouchy um restaurante bastante recomendado. O estabelecimento é, inclusive, mais uma indicação Michelin em Lausanne

  • Especialidade: comida francesa e italiana
  • Funcionamento: terça a sexta, das 11h à 0h; sábado, das 18h à 0h
  • Endereço: Avenue d’Ouchy, 43, Lausanne 
  • Mais informações: site oficial

Restaurant le Rossignol

Uma mistura de sabores complexos com ingredientes frescos e finos. O foco do Restaurant le Rossignol é garantir experiências magníficas aos seus clientes para que, assim, o local se torne um lugar onde eles tenham vontade de voltar sempre que tiverem uma oportunidade. 

  • Especialidade: comida mediterrânea, francesa
  • Funcionamento: segunda e terça, das 11h45 às 14h30 e das 18h45 às 22h30; quinta e sexta, das 11h40 às 14h30 e das 19h às 23h; sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h
  • Endereço: Avenue du Léman 36, Lausanne
  • Mais informações: site oficial 

Anne-Sophie Pic

Localizado dentro do Beau-Vilage Palace, o Anne-Sophie Pic oferece um ambiente sofisticado e agradável, com pratos vistosos, saborosos que, de acordo com os clientes, fazem valer as duas estrelas Michelin recebidas pelo local. Bastante procurado pelos turistas e também pelos locais, é necessário reservar com bastante antecedência

  • Especialidade: comida francesa
  • Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 14h e das  19h às 21h30
  • Endereço: Place du Port 17, Lausanne
  • Mais informações: site oficial 

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Mais dicas de viagem pela Suíça

lausanne, suiça

Lausanne, a segunda maior cidade às margens do Lago Genebra, é, de fato, um dos lugares que merecem entrar no roteiro da Suíça | Foto: Pixabay

Listamos algumas dicas de viagem e cidades da Suíça que não podem ficar de fora do seu roteiro. Aproveite!

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça