Seychelles é um dos destinos de praia mais cobiçados do mundo. Sabe aqueles lugares que reúnem ilha paradisíaca, mar cristalino, coqueiros e sol o ano todo? Ele existe e vamos te apresentar agora! Saiba o que fazer em Seychelles, um país no meio do Oceano Índico formado por 115 ilhas:
- Roteiro nas Ilhas Seychelles: resumo de 7 dias
- Entenda as Ilhas Seychelles
- O que fazer em Seychelles
- Mergulho nas Ilhas Seychelles
- Como chegar e se locomover entre as ilhas
- Melhor época para viajar
- Quanto tempo ficar em Seychelles
- Dicas extras das Ilhas Seychelles
Roteiro em Seychelles de até 7 dias resumido
Uma sugestão de roteiro em Seychelles com as principais atrações das ilhas divididas por dia. Dessa forma, você terá noção de como se organizar.
Dia 1 –Victoria
Dia 2 – Ilha de Mahé
Dia 3 – Ilha de Mahé
Dia 4 – Ilha de Praslin
Dia 5 – Ilha de Praslin
Dia 6 – La Digue
Dia 7 – La Digue
Entenda as Ilhas Seychelles
As Ilhas Seychelles nem aparecem no mapa-múndi, de tão pequeninas que são. Localizadas na parte ocidental do Oceano Índico, o arquipélago formado por 115 ilhas abriga uma população de aproximadamente 87 mil habitantes.
Sua capital é Victoria, uma das menores capitais do mundo, situada em Mahé, a principal ilha de Seychelles, onde fica o compacto aeroporto internacional. Mas há também as ilhas de Praslin e La Digue, famosas na região, nas quais se concentram os serviços gerais e turísticos, o governo e o polo cultural. O destino oferece aquele belíssimo clichê paradisíaco: praias de água quente que maravilham qualquer turista.
O que fazer nas Ilhas Seychelles
Seychelles é um destino turístico perfeito para os amantes de trilhas, praias de águas azuis. Além disso, oferece inúmeras atividades, gastronomia local, paisagens paradisíacas, tudo com uma ótima estrutura.
Ilha de Mahé
A Ilha de Mahé é a maior de Seychelles, abrigando a capital Victoria e sendo a região de entrada e saída do país. É, sem dúvida, ideal para a base durante a viagem. As principais atrações estão nas belezas naturais, com oferta de passeios para trilhas e atividades ligadas ao ecoturismo. As praias no sul da ilha são mais isoladas e com menor número de turistas.
Mercado de Victoria
Uma passagem pela capital de Seychelles não é completa sem a visita ao Mercado de Victoria. É um verdadeiro mergulho nos hábitos culturais da população. O local é pequeno, mas todo colorido e cheio de vida, com variadas bancas de pescados, frutas, verduras e temperos típicos.
- Localização: Market St, Victoria, Ilha de Mahé
- Funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h30
Museu da História Nacional de Seychelles
No cenário de tantas representações da flora e da fauna, há um museu interessante com boas informações sobre o tema. Localizado em Victoria, não chega a ser imponente nem tão surpreendente, mas dispõe de plantas, imagens e até réplicas de animais, além de documentos históricos que trazem um pouco da narrativa do país.
- Localização: Independence Avenue, Victoria, Ilha de Mahé
- Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h
Torre do Relógio
Um dos símbolos urbanos da capital, é daqueles monumentos bacanas para o turista registrar momentos fotográficos. A torre foi instalada em 1903, quando Seychelles se tornou colônia britânica. Trata-se de uma réplica da torre do relógio que se pode ver na Ponte Vauxhall de Londres.
- Localização: Independence Avenue, Victoria, Ilha de Mahé
Templo Hindu
Situado na capital Victoria, o templo tem decoração feita à base de cores brilhantes, que o faz parecer um arco-íris. O local é utilizado para culto pela comunidade hindu de Seychelles. Construído em 1922, ele é considerado o templo do Deus da segurança e da prosperidade.
- Localização: Quincy St, Victoria, Ilha de Mahé
- Funcionamento: todos os dias, das 7h às 12h15 e das 17h às 20h15
Parque Nacional Ste. Anne Marine
Além de encantador, o Parque Nacional Ste. Anne Marine promove a conservação da vida marinha. Um dos mais famosos de Seychelles, é uma área protegida a nordeste de Mahé, a quilômetros de distância da ilha, aonde se pode chegar rapidamente de barco.
O local é a reserva marinha protegida mais antiga de Seychelles e deu seu nome a uma de suas ilhas. Além de Sainte Anne, o parque inclui vários trechos de recifes de coral. Oferece um ambiente tranquilo e acolhedor, com um cenário submarino exuberante. É possível nadar com tartarugas-de-pente, avistar golfinhos e tartarugas-verdes, além de corais de todas as formas e cores, tornando a viagem ainda mais inesquecível.
- Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h30 às 17h30
Ilha Sainte Anne
A ilha faz parte do Parque Nacional Ste. Anne Marine e é uma das joias naturais de Seychelles. O local apresenta uma incrível diversidade de exemplares da flora e da fauna e da sempre presente vida marinha, além de propiciar caminhadas em trilhas, passeios de bicicleta e mergulho em águas rasas.
Cerf Island
Ideal para os turistas que gostam de praticar snorkelling, passeios de caiaque e piqueniques, que são populares na região. O lugar é lindíssimo e mais um para apreciar a natureza (maravilhosa) ao redor.
Anse Intendance
Entre as praias mais elogiadas de Seychelles, é uma baía selvagem na parte sul de Mahé: um litoral que se estende em formato de meia lua, com areia fina e mar azul turquesa. Ou seja, é fácil – e esperado – que os viajantes se apaixonem por todo o entorno, decorado por rochas e muita vegetação.
Trilha Glacis Tróis Freres
Atração certa para quem gosta de aventura! Uma das trilhas mais populares de Mahé, não inclui o pico, por questões de segurança. Termina em um pequeno planalto, com uma vista da costa oeste. Ao descer, reserve um tempo para observar as diferentes espécies de palmeiras endêmicas ao longo do caminho. Muitas vezes, é possível avistar o famoso pombo azul de Seychelles.
Ilha de Praslin
A cerca de 36 km ao norte de Mahé, está a ilha de Praslin. É a segunda maior ilha de Seychelles e uma das mais visitadas, graças ao clima sempre quente. Por lá, é possível encontrar uma das praias mais fotografadas do mundo, como Anse Lazio Beach, onde muita gente pratica snorkel para ver peixinhos coloridos.
Nas aldeias Grand Anse e Baie Saint-Anne, vivem grande parte dos 5 mil habitantes de Praslin. Você chega lá com um voo de 15 minutos de Mahé ou a bordo de um catamarã, em 45 minutos.
Valleé de Mai
O Patrimônio Mundial da Unesco é parada obrigatória em Praslin. Lar original do coco-der-mer, o parque é preservado, tem aquele aspecto “selvagem” e ao mesmo tempo, oferece excelente infraestrutura turística: há pequenas lojas, cafés e espaços de trilhas bem definidos. Pela área, existem várias árvores coco-de-mer, que demora 3 décadas para crescer e só podem ser encontradas em Seychelles.
- Funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 16h30
Anse Lazio
É, de fato, uma das melhores praias do mundo. Cercada pelo mar azul, o pequeno paraíso de areias claras está rodeado por uma densa vegetação e enormes pedras de granito que lhe dão um aspecto mágico. A Anse Lazio tem formações rochosas que parecem esculturas, excelentes para praticar snorkeling e fazer muitas fotos.
Anse Georgette
Embora seja pública, o acesso é permitido a um número limitado de banhistas que chegam de barco ou aos privilegiados hóspedes do Constance Hotel and Resort.
A areia branquinha e o esplêndido mar de águas azuladas e transparentes fazem a Anse Georgette parecer um cenário de filme. É o típico lugar com ar natural, sujeito a mínimas intervenções humanas.
Ilha de Curieuse
Habitada por tartarugas gigantes, o local tem pouco menos de 8 quilômetros quadrados e pode ser acessado a partir da Ilha de Praslin. Mais um ambiente paradisíaco e “longe de tudo”, que tanto encanta os visitantes!
Ilha Aride
Certamente a mais preservada das ilhas de Seychelles, é também conhecida como a “cidadela das aves marinhas” e está a 10 quilômetros da Ilha de Praslin. Há diferentes colônias de pássaros, como o terno rosa e o pássaro da cauda vermelha. O local ainda contempla uma das maiores populações de lagartos do mundo e alguns exemplares incomuns de plantas.
Ilha La Digue
Menor que Mahé e Praslin, La Digue é abrigo de casarões, florestas ricas em espécies de orquídeas e uma das praias mais famosas do arquipélago, Anse Source d’Argent.
Como não tem aeroporto, só tem acesso a partir de uma balsa que parte de Mahé, faz uma parada em Praslin e depois segue para La Digue. É importante marcar os barcos pela internet no site oficial, porque os bilhetes esgotam rapidamente. A viagem demora cerca de 1h30, e o horário dos barcos varia ao longo da semana.
Anse Source d’Argent
Considerada uma das mais bonitas do mundo, com seus rochedos de granito, palmeiras nas areias brancas de coral, recifes de coral e pequenos bares que vendem cocos na praia, escondidos pela vegetação.
A praia fica dentro da L’Union Estate & Copra Factory e tem horário de funcionamento. Na entrada, entregam uma pulseirinha que permite entrar e sair ao longo do dia. Por lá, se tem contato com as famosas tartarugas gigantes de Seychelles.
- Entrada: 115 rúpias
- Funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h
Passeio de caiaque transparente
Você pode alugar os caiaques por hora hora ou integrar um tour. Ambas as opções são maravilhosas para ver os corais e as raias, assim como os peixes que nadam por baixo de si. O tour de 3 horas custa, em média, 35 € por pessoa. Já o aluguel custa 20 € por hora.
Anse Severe
Concentram-se diversos bares com a culinária local, além de tartarugas na praia e o mar. Anse Severe é uma das melhores praias para se nadar com as famosas tartarugas gigantes. Por essas e outras, figura entre os destinos preferidos dos turistas curtindo um roteiro em Seychelles.
Nadar com tartarugas gigantes
Seychelles é habitat para as tartarugas gigantes, mas nem todas as ilhas têm tartarugas em estado selvagem. Estas só existem em La Digue e na Curieuse. Na ilha de La Digue, ao final do dia, elas enchem as estradas e as praias da ilha, mas o melhor local para nadar ao seu lado é na praia de Anse Severe.
Grand Anse
Em uma atrativa zona banhada por águas cristalinas, Grand Anse se encontra rodeada por uma densa vegetação e enormes pedras. No entanto, como também acontece em outras praias da região, não é a melhor opção para nadar devido às fortes correntes e às ondas que as caracterizam.
Anse Cocos
Localizada na costa leste de La Digue, Anse Cocos é uma praia quase deserta, mas muito agradável, que fica a cerca de 30 minutos a pé de Grand Anse. Trata-se de um local sem muitas instalações e com acesso mais complicado que outros, tornando-se destino ideal para encontrar tranquilidade.
Mergulho nas Ilhas Seychelles
O esporte mais procurado pelos turistas é o mergulho, o qual você pode praticar em qualquer época do ano. Mas abril, maio, outubro e novembro são os mais recomendados. Isso acontece porque, nesses meses, a temperatura da água passa dos 25 ºC e a visibilidade pode chegar a 30 metros de profundidade.
Dessa forma, você poderá observar melhor os atóis, recifes, naufrágios, peixes multicoloridos, tartarugas gigantes e tubarões-baleia.
Como chegar e se locomover entre as ilhas
Não há voos diretos do Brasil para as Ilhas Seychelles, portanto você fará conexão em outro país antes de chegar ao destino final. O aeroporto Internacional de Seychelles fica localizado na ilha principal, em Mahé, porta de entrada dos voos internacionais. Também é possível chegar por vias marítimas, como cruzeiros.
As três principais ilhas, Mahé, Praslin e La Digue, são bem conectadas, com serviços diários entre elas. Então vamos nos centrar no deslocamento entre elas, embora essas empresas também operem serviços com o restante das ilhas.
Transporte entre as ilhas
Confira as opções disponíveis:
Barco
A opção mais buscada para viajar entre Mahé e Praslin é a empresa Cat Cocos, um catamarã que realiza vários trajetos por dia com aproximadamente uma hora de viagem. Custa, em média, 60 €.
Para viajar entre Mahé e La Digue, também é possível utilizar o serviço de Cat Cocos. Nesse caso, o catamarã realiza uma breve parada intermediária em Praslin e custa 75 € o trajeto.
Entre Praslin e La Digue, o serviço é mais regular, com saídas mais frequentes ao longo do dia. A duração é de cerca de 20 minutos e o preço é 15 € por trajeto.
Avião
Outra opção para viajar entre Mahé e Praslin são os voos regulares de Air Seychelles. O trajeto dura cerca de 15 minutos e o preço é bem similar ao do barco.
Transporte dentro das ilhas
Saiba como acontece o transporte dentro das ilhas:
Táxi
Em Mahé, Praslin e La Digue, você encontrará táxis que não contam com taxímetro, você terá que combinar o preço com o taxista antes da realização do serviço.
Ônibus
O ônibus é uma opção recomendada apenas para aqueles que disponham de bastante tempo e não desejam nem alugar carro, nem pegar táxi. Mahé conta com uma extensa frota de ônibus que realizam diversos itinerários pela ilha. É possível chegar a bastantes lugares, mas não é uma opção rápida e geralmente é necessário fazer baldeação. Os destinos e as rotas estão indicados na parte frontal do veículo e o preço por trajeto é de 5 rúpias (paga-se diretamente ao condutor).
Praslin conta com um serviço de ônibus bastante completo que faz paradas em alguns dos pontos de interesse, como Baie Ste Anne, Vallée de Mai, Grand Anse ou o aeroporto. Os ônibus circulam das 6h às 18h e o trajeto custa 7 rúpias.
Bicicleta
Nas ilhas menores, como La Digue, a não ser que prefira caminhar, a melhor opção é alugar uma bicicleta. O preço cobrado geralmente é de 100 rúpias por dia. Alugue próximo do porto, vá de bicicleta para o seu hotel e, no último dia, entregue-a novamente no mesmo local.
Aluguel de carro
Não é muito necessário alugar carro para explorar o país, mas, caso queira, lembre-se de que conseguirá utilizá-lo apenas em Mahé e Praslin e que será necessário apresentar a permissão internacional de dirigir.
O país utiliza a mão inglesa, então é preciso conduzir pelo lado esquerdo, o que exige atenção principalmente nas rotatórias.
Melhor época para viajar
Uma coisa é certa sobre a época ideal para viajar: há sol em Seychelles o ano inteiro. Portanto, um ótimo destino para qualquer época do ano. Mas, alguns meses, em especial, são ainda melhores:
- A época mais quente é entre dezembro e abril, quando a umidade está mais alta. De abril a novembro, são os meses com a temperatura mais agradável para viajar.
- Já os meses de dezembro e janeiro são considerados com mais probabilidade de chuva – mesmo que passageiras -, além de ser o período em que as ilhas estão mais saturadas, e os preços, mais elevados.
Quanto tempo ficar em Seychelles
O período mínimo recomendado nas Ilhas Seychelles é de uma semana, sem contar os dias de ida e volta. Isso, é claro, se você puder! Com 7 dias de viagem, dá para conhecer pelo menos as três ilhas e, se possível, viver uma experiência de ficar em uma ilha privada. Mas, se você puder, fique mais tempo, até 15 dias, para se hospedar com mais calma em cada ilha e conhecer o melhor de Seychelles.
Mais dicas de viagem pelas Ilhas Seychelles
Selecionamos algumas atrações das Ilhas Seychelles. Confira outras dicas do arquipélago que podem ser úteis durante a sua viagem: