Home > Dicas de viagem > Ilha do Sal: como chegar, documentos e mais dicas

Ilha do Sal: como chegar, documentos e mais dicas

A Ilha do Sal, em Cabo Verde, África, tem sido um dos destinos mais buscados pelos brasileiros. Além da facilidade da língua, o português, o local é paradisíaco, sendo uma opção mais viável para curtir dias de sombra e água fresca.

imagem de um barco na ilha do sal, em cabo verbde

Ilha do Sal, em Cabo Verde | Imagem: Flickr

Por isso, vamos contar mais sobre como chegar até lá, moeda, transportes e mais, além de informações sobre que documentação levar. Vamos lá? Para agilizar a busca, navegue pelo menu abaixo.

Documentos necessários para o turismo na Ilha do Sal

Para visitar a Ilha do Sal, você precisará dos seguintes documentos:

Passaporte brasileiro com validade igual ou superior a 6 meses, a contar da data de entrada no país, além de uma folha em branco para carimbo;

– Visto para turismo, válido por 90 dias após a chegada em Cabo Verde. O visto pode ser de entrada única ou múltiplas entradas e te contamos mais sobre isso. Clique aqui;

Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia (CIVP);

Seguro viagem, que não é obrigatório, mas extremamente importante para a sua segurança durante o trajeto e estadia. Confira mais informações.

Veja mais detalhes no site oficial do Consulado de Cabo Verde no Brasil.

Como chegar à Ilha do Sal

A principal maneira de chegar à ilha é por meio de voos operados pela TACV, a Cabo Verde Airlines. A cia. aérea é de confiança e, inclusive, fizemos o teste. Saiba mais sobre a experiência.

Com saídas de Salvador, Recife e Fortaleza, os voos diretos têm como destino o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral. O tempo de viagem é de apenas 4 horas, saindo de Recife ou Fortaleza, e de 5h saindo de Salvador.

Aeroporto da Ilha do Sal

Aeroporto Internacional do Sal | Foto: Passagens Imperdíveis

Além disso, a TACV tem rotas do Brasil para Lisboa, Paris e Milão, com conexão na Ilha do Sal. Saindo de Salvador, a empresa oferece serviço de Stopover em Cabo Verde, com estadia de até sete dias, sem custos adicionais nas passagens aéreas.

Caso esteja fora do Brasil, a TACV oferece voos para Sal a partir de Lisboa, Paris, Milão, Roma e Boston, por exemplo.

Como sair do aeroporto da Ilha do Sal

Não existe, por enquanto, aplicativos de carro na Ilha do Sal. Por isso, ao sair do aeroporto, você pode optar por transporte público, táxi ou transfer particular. Abaixo, explicamos mais sobre as duas primeiras opções:

– Transporte público (€1 por pessoa e por viagem)

– Táxi (média de €12 por pessoa e por viagem)

IMPORTANTE: mesmo com a diferença grande de valores entre o transporte público e o táxi, se puder, opte pelo táxi. Isso porque os ônibus não têm horários definidos e isso pode gerar um pequeno stress na sua chegada.

Mais informações úteis para a sua viagem

Melhor época para viajar

A Ilha é um local com clima tropical, então, você poderá aproveitá-la durante todo o ano! A média de temperatura é de 26ºC e 30ºC.

Sendo assim, tudo dependerá da sua disponibilidade e estilo de viagem, já que, de julho a setembro, por conta do verão europeu, as praias estarão mais cheias, principalmente com turistas portugueses e franceses.

Já de novembro a março, os ventos são mais intensos, propiciando atividades para práticas de windsurf e kitesurf, por exemplo.

Mas, e as chuvas? Agosto e outubro são os meses onde elas mais aparecem, porém, o índice é tão pouco que esse detalhe não atrapalhará a sua experiência.

Recomendamos, de qualquer maneira, consultar a previsão do tempo, já que o clima, em todo o mundo, está mudando e pode haver temperaturas mais quentes do que as indicadas aqui.

Idioma

Cabo Verde também foi colonizada pelos portugueses, assim como o Brasil. Por isso, a Ilha do Sal traz uma dessas heranças, que é a língua: o português. Porém, lá é falado o dialeto de Portugal, combinado?

Por receberem turistas de outros lugares mundo afora, há também como se comunicar em inglês, espanhol e francês.

Moeda e câmbio

A moeda de Cabo Verde, que você utilizará na Ilha do Sal, é o Escudo Carbo-Verdiano. Por estar indexada ao Euro, é mais indicado levar euros para fazer o câmbio no local -até mesmo que o dólar.

Ao chegar no país, troque um pouco no aeroporto e deixe para cambiar em casas de câmbio oficiais.

Cartões de crédito ou débito

É sempre bom viajar com cartões internacionais, porém, na Ilha do Sal, muitos estabelecimentos não aceitam essa forma de pagamento, principalmente comércios locais.

Por isso, deixe para utilizá-los nos hotéis, por exemplo.

Tenha cuidado com comidas e água

Assim como na Ásia, tenha cautela com os alimentos ingeridos e opte, sempre, por comprar água lacrada, de marcas conhecidas.

Nos restaurantes, evite pedir folhas e frutas cruas. Prefira alimentos cozidos e/ou sem as cascas.

Conheça a África e viaje com passagens aéreas em promoção

Quer estender a sua viagem pela África? Além da Ilha do Sal, visite Cape Town! Confira os nossos textos sobre o destino e, também, os vídeos em nosso canal no Youtube.

Para acompanhar as nossas promoções em tempo real, baixe o nosso aplicativo e siga o nosso Instagram!