Explorando as belezas naturais da Chapada das Mesas: um guia completo de aventura e descoberta

Se você está em busca de um destino surpreendente, cheio de aventura e contato direto com a natureza, a Chapada das Mesas é o lugar ideal. l Foto: Otávio Nogueira

Se você está em busca de um destino surpreendente, cheio de aventura e contato direto com a natureza, a Chapada das Mesas é o lugar ideal. Localizada no centro-sul do Maranhão, essa região encanta pelos seus platôs que se parecem a mesas de pedra, principalmente nas cidades de Carolina e Riachão. 

Entre cachoeiras, piscinas naturais de água cristalina com temperatura amena de aproximadamente 22ºC, e imensos paredões rochosos, a Chapada das Mesas oferece um cenário de tirar o fôlego.

  1. Onde fica a Chapada das Mesas
  2. Descobrindo a Chapada das Mesas
  3. Composição da Chapada das Mesas
  4. Principais atrações
  5. Atrações imperdíveis: cachoeiras e muito mais
  6. Dicas importantes para aproveitar ao máximo a Chapada das Mesas
  7. Como chegar à Chapada das Mesas
  8. De Imperatriz à Carolina
  9. Quando ir à Chapada das Mesas
  10. Quantos dias ficar na Chapada das Mesas
  11. Onde ficar na Chapada das Mesas?
  12. O que tem na Chapada das Mesas?
  13. Quantas cachoeiras tem na Chapada das Mesas?
  14. Além das cachoeiras, o que pode ser feito na Chapada das Mesas?

Onde fica a Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas fica no centro-sul do estado do Maranhão, na divisa com o Tocantins, entre as cidades de Araguaína (TO) e Balsas (MA). A cidade de Carolina, situada 850 km ao sul da capital, São Luís, é a principal base de visitação e as atrações envolvem também os municípios de Riachão e Estreito.

Descobrindo a Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é um destino turístico bastante organizado no sul do estado do Maranhão. l Foto: Otávio Nogueira

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 159.953,78 hectares de cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, e é um dos parques nacionais mais novos do Brasil.

Florestas de buritizais, sertões, chapadas vermelhas e formações rochosas, como cânions, cavernas e cachoeiras, compõem um cenário que reserva surpresas e aventuras. 

O nome do parque é uma homenagem aos seus platôs, formados há milhões de anos, lembrando mesas de pedras. Este santuário ecológico de 160 mil hectares oferece espetáculos naturais únicos do cerrado brasileiro. No entanto, são as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina, entre imensos paredões rochosos, que verdadeiramente encantam os visitantes. 

Composição da Chapada das Mesas

Apesar de ser ainda desconhecido por várias pessoas, possui diversas atrações. l Foto: Otávio Nogueira

A Chapada das Mesas é composta pelos municípios de Imperatriz, Tasso Fragoso, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Itinga do Maranhão, Campestre, Alto Parnaíba e Açailândia, no centro-sul do Maranhão.

Principais atrações

A Chapada das Mesas é um destino turístico bastante organizado no sul do estado do Maranhão. Apesar de ser ainda desconhecido por várias pessoas, possui diversas atrações. Além do Parque Nacional da Chapada das Mesas, o destino oferece balneários, grutas, formações rochosas e diversas outras cachoeiras entre os municípios de Carolina e Riachão.

Atrações imperdíveis: cachoeiras e muito mais

Dentre as várias atrações, as Cachoeiras de São Romão, em Carolina, e a Cachoeira da Prata são destaques pela grandiosidade. Outras experiências inesquecíveis incluem o trekking até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres, e as trilhas ecológicas, como a que conduz ao Morro do Chapéu, garantindo aventuras sem igual. 

Confira algumas atrações:

Cachoeira Santa Bárbara

A Cachoeira Santa Bárbara é a segunda maior da região e faz parte do Complexo do Poço Azul, que você pode conhecer inteiro  em um dia. A queda de 70 metros é impressionante, mas o destaque fica para a imagem de uma santa que se forma na queda com a pressão da água. 

Pedra Caída: uma maravilha vertical a 35 km de Carolina

A 35 km de Carolina, o santuário ecológico de Pedra Caída revela uma variedade de quedas d’água, sendo a principal com incríveis 46 metros de altura. Além de contemplar a beleza, os visitantes têm a oportunidade de praticar diversos esportes radicais, desde passeios em veículos traçados até rapel e tirolesa.

Cachoeira São Romão

Essa é uma das cachoeiras com maior volume de água da Chapada das Mesas. Ela fica dentro da área do Parque Nacional da Chapada das Mesas, mas são 50 quilômetros de estrada arenosa, várias bifurcações, riachos e cancelas no caminho. Ainda assim, vale a visita!

Cachoeira da Prata

A Cachoeira da Prata fica próximo à Cachoeira de São Romão, são 20 km de estrada arenosa que as separam, mas você pode ir às duas no mesmo dia. Essa cachoeira tem duas quedas grandes principais, que se unem na época das cheias. Ela está no Rio Farinha e possui uma enorme área para nadar. 

Trekking até o Pico do Chapéu: desvendando lendas e paisagens

O trekking até o Morro do Chapéu, com seus 365 metros de subida em rocha arenítica, exige preparo físico e habilidade, mas a recompensa está nas vistas belíssimas. Além da experiência física, o Morro do Chapéu é enriquecido por lendas místicas relacionadas aos ritos indígenas da região, tornando o passeio ainda mais fascinante. 

Poço Azul

Quem visita a Chapada das Pedras sempre espera pelo Poço Azul. Esse é um poço com águas cristalinas e totalmente azul.

O Poço Azul fica no Complexo do Poço Azul, que está situado próximo a uma cidadezinha chamada Riachão, a 120 km de Carolina. Para chegar até lá, você pode ir de carro ou contratar o passeio com alguma agência de turismo local. 

Dicas importantes para aproveitar ao máximo a Chapada das Mesas

Essa é a impressionante Chapada das Mesas. l Foto: Otávio Nogueira

  • Guias especializados: todas as atividades devem ser acompanhadas por guias especializados em esportes de aventura para garantir segurança e aproveitamento total.
  • Preparação adequada: vista roupas confortáveis, calçados apropriados para trilhas, use protetor solar, repelente, chapéu ou boné, e mantenha-se hidratado durante as atividades. 

Como chegar à Chapada das Mesas

Para chegar à Chapada das Mesas, a cidade de Carolina é o ponto de partida. Por via aérea, o aeroporto de Imperatriz é o mais recomendado, ainda que fique a 200 quilômetros de distância.

De Imperatriz à Carolina

Normalmente, o aeroporto de Imperatriz é o mais viável para se chegar em relação à distância, preço e opções de deslocamento. Se chegar durante a noite, você precisará pernoitar na cidade. 

Confira aqui algumas opções de hospedagem em Imperatriz

Quando ir à Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, existe uma estação seca e outra chuvosa, bem definidas, que podem mudar a sua experiência.

 

A estação seca na Chapada das Mesas ocorre entre o início de maio e o final de setembro, quando chove bem pouco, principalmente em junho, julho e agosto, quando é realmente difícil chover, com médias mensais em torno de 20mm. 

Esse é o melhor período para a visita, pois dificilmente haverá chuva durante os passeios, as águas das cachoeiras e piscinas naturais estarão mais transparentes, faz calor o ano todo na região e nessa época o calor não é tão intenso. 

Já a estação chuvosa ocorre de outubro a abril (inverno local), com médias mensais entre 200mm e 300mm com pico em março. Nesta época a tendência é que as chuvas atrapalhem seus passeios. 

Lugares como o Poço Azul poderão estar com a água mais turva após as chuvas fortes. 

Quantos dias ficar na Chapada das Mesas

Para planejar a sua viagem é importante considerar a distância para chegar até lá. Dessa forma, o ideal são 3 ou 4 dias inteiros. Assim, você poderá aproveitar com mais calma alguns atrativos da região.

Onde ficar na Chapada das Mesas?

Para quem deseja visitar a Chapada das Mesas, o ideal é ficar em Carolina, uma cidade pequena, com cerca de 20 mil habitantes, bem tranquila e rústica. As hospedagens são bem aconchegantes. 

Separamos algumas opções de hospedagem para você!

O que tem na Chapada das Mesas?

A Chapada das Mesas é formada por muitas trilhas, grutas, cachoeiras, poços para banhos, formações rochosas, e você também pode praticar esportes de aventura como tirolesa, rapel e caiaque.

Quantas cachoeiras tem na Chapada das Mesas?

São 89 cachoeiras e 400 nascentes espalhadas ao longo do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Além das cachoeiras, o que pode ser feito na Chapada das Mesas?

Além das cachoeiras, existem muitas outras atrações para fazer por lá:

  • Passeio de barco pelo rio Tocantins
  • Poço do Encanto
  • Portal da Chapada
  • Cânion do Santuário
  • Trilha do Morro do Chapéu

Essa é a impressionante Chapada das Mesas. Agora que você já conhece um pouco sobre ela, que tal programar a sua próxima aventura? Aproveite que sempre encontramos as melhores ofertas para o aeroporto de Imperatriz, e comece a se preparar. Baixe hoje mesmo o nosso aplicativo e fique de olho nas oportunidades que divulgamos para você conhecer esse lugar incrível!