Esclareça suas dúvidas sobre a exigência de visto para o México

O governo do México anunciou que, a partir de 11 de dezembro, turistas do Brasil precisarão preencher uma autorização eletrônica para entrar no país, ou seja, um visto para o México, cujo processo é on-line e simplificado. Esclareça suas dúvidas:

De que se trata a notícia sobre visto para o México?

Em um primeiro momento, tratava-se de um anteprojeto da Comisón Nacional de Mejora Regulatoria do México sem validade prática. Mas em 26 de novembro o governo mexicano validou a decisão, passando a exigir temporariamente visto para turistas do Brasil viajarem ao México. Isso porque cresceu o número de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos através das fronteiras terrestres mexicanas.

Voltar ao sumário

Quando entra em vigor?

A partir de 11 de dezembro de 2021, conforme informado pelo governo e embaixada do México. Portanto, se você viajar antes desse dia, não precisará do documento. Mas se viajar depois, deverá providenciá-lo.

Voltar ao sumário

Como tirar visto para o México?

Pode-se tirar o visto para o México pela Internet, conforme prevê a legislação do país, precisamente no “Trámite 3” das regras gerais para emissão de visto.

A autorização eletrônica vale para entrada por via aérea. Se você pretende entrar no México por navio ou fronteira terrestre, deverá solicitar a emissão do visto físico nas apresentações diplomáticas do país no Brasil (consulados e embaixadas).

Logo, no caso de viagens de avião, basta preencher um formulário on-line e gratuito com suas informações pessoais, do passaporte e da viagem. Veja um print da página:

formulario online para tirar visto para o mexico

A emissão do visto é imediata e vale por 180 dias. Caso extrapole esse período ou viaje em condições que não a de turismo, aí precisará consultar diretamente com a embaixada o procedimento para outro tipo de visto.

Preencher formulário de visto para o México

Quem não precisa tirar visto para o México

Alguns grupos de turistas estão isentos do preenchimento da autorização eletrônica para viajar ao México. Para tanto, eles precisam postar um dos documentos abaixo:

  • Documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico.
  • Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.

Voltar ao sumário

Quais a regras atuais de entrada no México a turismo?

Se você tem viagem para o México marcada até 11 de dezembro, pode embarcar normalmente só com passaporte e formulário de saúde, embora recomendemos também levar comprovantes financeiros, de hospedagem e de passagem de volta.

Mas se o embarque for a partir de 11 de dezembro, deverá solicitar a autorização de entrada conforme as instruções mais acima no texto.

No site da Embaixada do México no Brasil, você encontra informações atualizadas e oficiais sobre a documentação, confirmando as exigências vigentes na época da sua viagem.

Voltar ao sumário

Dicas de viagem para o México

Planeje sua próxima viagem com estas dicas:

Voltar ao sumário