Destinos com neve: dicas de como escolher e se preparar para a viagem

Ao escolher um destino com neve, é importante se atentar a alguns detalhes, como: objetivo da viagem, perfil do viajante, tempo de permanência, experiências anteriores e instruções de roupas e acessórios para aproveitar com segurança e conforto.

No Brasil, as cidades do sul do país, no inverno, costumam gerar expectativas de turistas em busca de temperaturas bem baixas e neve. Isso até pode acontecer, mas o fenômeno é considerado exceção. Caso você dê sorte, junho e julho são ideais para programar uma viagem à Serra Gaúcha e à região central de Santa Catarina.

Aproveite os pacotes flexíveis para Gramado

Destinos para curtir a neve pela primeira vez

Quer garantir que vai encontrar neve, mas ainda não sente segurança para se aventurar em estações de esqui avançadas ou realizar um investimento muito alto para viajar? Aposte em destinos da América do Sul já conhecidos pelos turistas brasileiros.

Além de passagens e hospedagens mais baratas, o idioma ser mais familiar, as atrações e paisagens geladas não deixam nada a desejar quando comparadas à Europa.

Valle Nevado: Chile

Nesse roteiro, você deve buscar um voo com destino á capital chilena, Santiago. O Valle Nevado fica a cerca de 1 hora (46 km) no trajeto de carro por uma estrada bem estreita e sinuosa em direção à cordilheira dos Andes.

A opção para que não está habituado com a neve é contratar um agência que realiza o passeio. Essas empresas fazem o bate-volta buscando e retornando ao seu hotel em Santiago.

Além disso, existe uma parada no caminho onde você poderá alugar roupas e botas especiais para encarar a neve.

No Valle Nevado, você encontra uma estação de esqui a mais de 3 mil metros acima do nível do mar. Logo, é preciso preparar o fôlego e a respiração, mas nada muito intenso.

Uma boa oportunidade para os turistas de primeira viagem a destinos com neve é realizar algumas aulas na Escola de Esqui e Snowboard, inclusive para crianças. Também há restaurantes, bares e lojas.

Bariloche: Argentina

O destino queridinho dos brasileiros. Costuma ser a primeira opção quando se pensa em um destino com neve. Não se assuste se chegar a Bariloche e encontrar mais brasileiros do que argentinos. Apesar da temporada de inverno começar em junho, agosto é o mês em que a neve é mais garantida.

Ideal se programar para passar 4 dias aproveitando os atrativos da cidade e completar o roteiro com algumas noites em Buenos Aires. Afinal de contas, para se chegar e sair de Bariloche é preciso passar pelo aeroporto da capital argentina. Atente-se aos horários dos voos, pois será preciso a troca de aeroportos!

Por ser um destino turístico, a estrutura de Bariloche é bem completa. Além de opções de atividades de esqui e esportes na neve, há restaurantes, lojas para aluguel de roupas e equipamentos, hotéis e baladas.

Destinos românticos com neve

Neve, frio, fondue, vinho, restaurantes e fogueira. Cenário ideal para uma viagem romântica. Não é atoa que destinos com neve são a escolha de muitos casais em lua de mel. Você vai conhecer algumas opções especiais para passar um tempo a 2 e curtir passeios incríveis.

Quebec City: Canadá

Uma cidade da América do norte com ares franceses! Você vai se apaixonar por Quebec City. As ruas charmosas com calçada em paralelepípedo do centro histórico, conhecido como Vieux-Quebec, é um convite para caminhar e encontrar lojas, edifícios históricos e restaurantes.

Há opções de esqui na estação Le Massif de Charlevoix. Já para relaxar, a cidade conta com complexos de spas.

  • Quando ir: novembro e dezembro (temperaturas médias de -8 ºC)
  • Informações e ingressos: consulte o site oficial

#DicaPI: confira este roteiro em Quebec City!

Turim: Itália

Localizada aos pés dos Alpes, a capital de Piedmont, no norte de Itália, é uma cidade charmosa com arquitetura sofisticada e história cultural e artística muito rica. Uma das cidades mais românticas da Itália, é ideal para casais que buscam aconchego, massas, vinho, chocolate e, claro, muito frio! As temperaturas podem chegar a 0 ºC. Além disso, fica pertinho de Milão, possibilitando combinar ambas na mesma viagem.

O aeroporto Caselle fica a 16 km do centro e recebe voos diários chegando de diversos países da Europa.

  • Quando ir: dezembro a março (temperaturas podem chegar a 0 ºC)
  • Informações e ingressos: consulte o site oficial

Encontre passagens aéreas baratas para a Europa

Destinos com estações de esqui e esportes

Se você já tem um pouco mais de experiência com a neve e está buscando opções de estações de esqui e esportes, separamos 2 opções de destinos que vão te atender muito bem! Além de variedade em atrações e níveis de dificuldade, há um visual de tirar o fôlego.

Las Leñas: Argentina

O primeiro na vizinha Argentina. Localizada nas Cordilheiras dos Andes, mais especificamente na província de Mendonza, a 1.200 km de Buenos Aires, está uma das maiores estações de esqui da América Latina.

Apaixonados por esportes na neve terão uma experiência completa ao visitar o complexo de 29 pistas, totalizando 65 quilômetros esquiáveis, inclusive à noite com iluminação artificial.

É um destino ideal para aproveitar com a família, já que a estrutura inclui diversos padrões de hospedagem, restaurantes, lojas de locação de roupas e acessórios, escolinhas de esqui e atividades noturnas, como bares, festas e até cassino.

Encontre passagens muito baratas para a Argentina

Aspen: Estados Unidos

O tão comentado destino no oeste dos Estados Unidos, Aspen, fica localizado nas montanhas rochosas do estado do Colorado. Esse complexo é composto por 4 estações de esqui:

  • Buttermilk: sede do XGames, com 33 km de pistas e 9 teleféricos. Há pistas para todos os níveis e praticantes de esqui, inclusive iniciantes
  • Aspen Mountain: com 103 km de pistas ideais para praticantes de nível intermediário e avançado. Possui restaurantes com vista panorâmica, proporcionando uma experiência encantadora
  • Snowmass: dona da maior descida de teleférico da América do Norte, é a mais alta de todas as montanhas do complexo, além de superdemocrática, sendo ideal para quem está em família e com crianças
  • Highlands: famosa pelas altas inclinações, pode assustar, mas iniciantes são bem-vindos

Conhecido pelos luxuosos resorts e presença de celebridades hollywoodianas, Aspen atrai turistas do mundo todo em busca de aventura, gastronomia diversificada, hospedagens sofisticadas e entretenimento para todos os tipos de perfil.

Para se aventurar nas montanhas geladas, a opção mais econômica é chegar pelo aeroporto de Denver e pegar um transfer para Aspen. Esse trajeto é realizado por uma estrada de paisagens belíssimas e dura cerca de 4h30.

  • Quando ir: novembro a março (temperaturas podem chegar a -14 ºC)
  • Informações e ingressos: consulte o site oficial

Acompanhe as promoções de passagens para os Estados Unidos

Natal e ano-novo com neve

Vivencie experiências dignas de cinema!

Nova York: Estados Unidos

Um clássico visto nos filmes e séries, tanto o Natal quanto o ano-novo em Nova York estão na lista de desejos de muitos turistas mundo afora. A decoração das ruas, as compras e as árvores gigantes de Natal são atrativos nessa época do ano.

E claro, o frio e a neve que proporcionam a experiência de patinar pelas pistas de gelo no Rockefeller Center ou no Central Park. Em todas elas, existe a opção de alugar patins e armários para guardar os pertences.

Já no ano-novo, o roteiro certo é estar na Times Square esquentando os preparativos e o coração que mal vai perceber o frio da temperatura que pode chegar a 0 ºC. Mas se você não quiser passar a virada num lugar tão cheio como esse, busque opções alternativas para o réveillon em Nova York.

O ideal é se programar com antecedência, pois os hotéis e atrativos recebem uma grande quantidade de turistas. Então é hora de garantir a sua passagem com preços promocionais agora mesmo!

  • Quando ir: novembro a dezembro

Toronto: Canadá

Se você gosta de estar em uma cidade urbana e muito gelada, mas quer fugir do tradicional ano-novo em Nova York, Toronto vai te receber de braços abertos. O Canadá tem a fama de proporcionar temperaturas bem baixas, visto que, no inverno, os termômetros marcam entre -2 e -10 ºC.

A festa tradicional acontece na Nathan Phillips Square. Há diversas opções de restaurantes, bares e baladas. Nesse mesmo local, você encontra a pista de patinação no gelo com entrada gratuita. Um passeio para toda a família e com a vantagem de poder desfrutar de cafeterias e lojas de presentes no entorno da pista.

Quem tiver flexibilidade, pode programar um roteiro mais longo e aproveitar, em janeiro, o Winter Craft Beer Festival, o festival das cervejarias de Toronto.

  • Quando ir: dezembro e janeiro

Checklist para viajar a destinos como neve

Agora que você tem ainda mais certeza de que o seu próximo destino será em terras geladas, atente-se a alguns detalhes para viajar com mais segurança e aproveitar cada minuto da sua viagem:

Dicas básicas para viajar na neve

É bom saber:

  • Prepare a mala com casacos, toucas, cachecóis e botas em quantidades a depender das temperaturas do seu destino e tempo de permanência
  • Alérgicos, pessoas com asma ou com questões respiratórias devem buscar orientação médica antes de embarcar, isso porque a umidade e a adaptação à altitude podem ser fatores desconfortáveis para esses grupos
  • Medicamentos devem ser prescritos apenas por médicos, não faça automedicação
  • Dica para adaptação de altitude: respire profundamente e de forma equilibrada; o corpo costuma sentir um cansaço mais rápido nesses ambientes
  • Beba pelo menos 3 litros de água por dia, mantendo a hidratação, devido ao tempo seco

Roupas e equipamentos

Atenção!

Vista-se em camadas

  1. Camada 1: segunda pele (calça e blusa de manga comprida)
  2. Camada 2: fleece (blusa de frio parecido com um moleton, mais solto ao corpo; para neve, opte pelo “fleece pesado”)
  3. Camada 3: jaqueta de modelo corta-vento impermeável, com capuz e zíper

Aluguel de roupas e equipamentos

Na maioria dos destinos com atrativos de neve, você vai encontrar lojas especializadas que alugam roupas, botas e todo equipamento necessário para as suas atividades de esqui e esportes. Verifique com antecedência e pesquise preços, uma vez que pode haver grande variação.

Outros itens essenciais para estar na mala

  1. Cachecol
  2. Touca ou gorro
  3. Protetores de orelhas
  4. Luvas
  5. Meias e palmilhas térmicas
  6. Protetor solar
  7. Óculos escuros com proteção UVA/UVB são indispensáveis, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, podendo prejudicar a visão e queimar a pele

Para a noite e restaurantes

Lembre-se de que você não ficará o tempo todo em estações de esqui. Portanto, leve roupas quentes e impermeáveis, bem como botas com solado de borracha e impermeáveis para os passeios em restaurantes nas vilas e centros históricos.

Segurança

Prevenir é sempre a melhor opção!

  • Os locais são preparados com estrutura segura, mas sabemos que acidentes podem acontecer, então contrate seguro-viagem
  • Sempre respeite os seus limites e não se arrisque se sentir insegurança
  • Busque por equipamentos e agências de viagem respaldadas para guiar o seu passeio
  • Tenha sempre atenção ao seu corpo e como está a adaptação em relação ao frio e a altitude
  • Em caso de viagem com crianças, mantenha a atenção e se informe sobre os atrativos indicados para cada faixa etária
  • Aproveite com responsabilidade e garanta uma experiência inesquecível