Home > Dicas de viagem > Como é voar na classe executiva da TAP Air Portugal

Como é voar na classe executiva da TAP Air Portugal

Viajar com conforto e exclusividade é ainda melhor! Por isso, vamos contar como foi a nossa experiência voando pela Classe executiva da TAP Air Portugal.

Além de falarmos sobre cada item, do check-in online ao desembarque, ainda trazemos um bônus: como fazer o upgrade da econômica para a business. Sim! Esse será o “pulo do gato” para que você possa curtir todo esse luxo.

Por aqui, já temos um review sobre a classe econômica da TAP. Não deixe de conferir também!

Quer ir direto ao ponto? Navegue pelo menu abaixo:

Como fazer o Upgrade para a classe executiva da TAP

Algumas cias. aéreas, como a TAP e a Copa Airlines, oferecem o serviço de upgrade da Economy Class à Business Class.

No nosso caso, estávamos indo de Madri a Belo Horizonte, com conexão em Lisboa. O nosso segundo voo era elegível a essa troca e, uma semana antes da viagem, recebemos um e-mail da TAP informando sobre a facilidade.

email licitação classe executiva da TAP

Nós, que não somos bobos, aceitamos a licitação, indicando o valor inicial/mínimo de 300 euros. Se aceito, o débito seria feito, de forma automática, no mesmo cartão de crédito utilizado para a compra das passagens aéreas.

Outra maneira de fazer tal processo é por meio de milhas, dentro do programa da empresa, a TAP Miles&Go. Se for esse o seu caso, ao clicar no link indicado no e-mail, irá aparecer a quantidade necessária para que o upgrade seja solicitado.

Após, a TAP envia um novo comunicado, informando que o processo já está em análise e, se der tudo certo, haverá um aviso em até 36 horas antes da partida – que no nosso caso seria para o segundo voo da viagem, de Lisboa a Belo Horizonte.

e-mail upgrade para a classe executiva da TAP

Licitação aceita, fomos avisados, também por e-mail, que todo o processo já estava pronto. No aeroporto de Madri, solicitamos os bilhetes impressos no balcão da TAP e lá estava informado sobre o nosso último voo em classe executiva.

resposta sobre upgrade da TAP

Vale a pena?

Vale! Com a cotação média do euro, em agosto/setembro de 2019, pagamos um valor extra de R$ 1.350,00 para voarmos em um trecho pela classe executiva da TAP.

Nem sempre ficará mais em conta se comparado a uma aquisição com antecedência. Essa comparação deverá ser sempre analisada, e cada caso será único.

Porém, em termos de oportunidade, indicamos muito, principalmente pela qualidade do serviço oferecido, que vamos contar a partir de agora.

Como é voar na classe executiva da TAP Air Portugal

Após irmos de Madri a Lisboa, chegou, enfim, o momento de experimentarmos todo o conforto de uma business. Mas, antes, uma passadinha na sala VIP da TAP.

O ambiente é clean, agradável e possui locais de trabalho, descanso, espaço Kids, várias opções de comidinhas e bebidas, além de sala de banho, inclusive com o uso do chuveiro.

sala vip da TAP no aeroporto de Lisboa

Ficamos no local tempo suficiente para tomar um café e fazer um lanche. Afinal, o nosso voo embarcaria a menos de 1 hora.

E, lá fomos nós para as próximas 9 horas nos céus!

Antes, conheça os benefícios da Classe executiva da TAP

Além do acesso à Sala VIP, conheça mais facilidades da classe executiva:

  • Fila prioritária pro Check-in;
  • Despacho de bagagem com etiqueta de priority;
  • Na Europa, há fila prioritária para o raio-X, também conhecida como Fast Track;
  • No embarque, há fila exclusiva;
  • No desembarque, além da saída prioritária, a bagagem chega primeiro à esteira.

Check-in e embarque prioritário

O nosso check-in foi feito de maneira online, antes mesmo da confirmação da troca da classe econômica para a executiva. Tudo foi feito, como sempre, de forma fácil e rápida.

Como contamos no início do texto, o upgrade, assim que confirmado, foi inserido automaticamente em nossa reserva. Ainda no aeroporto de Madri, pedimos a versão impressa e tudo já está certo para o nosso embarque na business class.

Após passarmos pela imigração portuguesa, no aeroporto de Lisboa, pegamos a fila prioritária para o raio-x, já que viajamos com uma mala de mão. Tudo ocorreu de maneira perfeita. Não despachamos bagagem.

Já na sala de embarque, vivemos aquele momento maravilhoso que é permanecer em uma fila priority, sem aquela confusão, vamos combinar, de filas A e B, essas que nunca são respeitadas na maioria das vezes.

embarque prioritário classe executiva da TAP

Na prioridade, pegamos um ônibus vazio, apenas para quem era da classe executiva da TAP, que nos levou à aeronave. Fomos recebidos de maneira muito gentil e, logo, encontramos o nosso assento.

Estávamos posicionados na fileira do meio e, como havia lugares vazios, migramos para a janela. Na poltrona, estava um edredon, um travesseiro (ambos mais grossos que na classe econômica) e um fone de ouvido (de uma qualidade superior ao ofertado na economy).

A decolagem foi feita com 15 minutos de atraso e o serviço de bordo começou um pouco antes, como vamos contar daqui a pouco.

Agora, vamos falar um pouco sobre o modelo da aeronave que é, atualmente, uma das mais modernas no mercado da aviação.

Voando de executiva no Airbus A330neo

A TAP foi a primeira cia. aérea a implementar o modelo em sua frota. Moderno, silencioso e espaçoso (até mesmo na econômica), o A330neo possui uma economia de combustível de, aproximadamente, 14%.  Além disso, também há a diminuição de 25% de emissões de poluentes – se comparado a outras aeronaves.

O A330neo tem capacidade para 298 passageiros. Do total, 34 assentos estão na classe executiva e 264 na econômica. Na econômica, as disposições das poltronas são em 2x4x2. Já na executiva, elas ficam em 1x2x1.

Em ambas, há Wi-Fi gratuito, com até 1 hora de conexão e limitado a serviços de mensagens, como é o caso do WhatsApp. Para conexão ilimitada, é necessário pagamento extra, com valores a partir de 6,99 euros (em casos de voos partindo da Europa).

Como é a poltrona da Classe executiva da TAP

Uma das maravilhas da classe executiva da TAP é, com certeza, as poltronas. Além do espaço para colocar pertences, como mostramos na imagem ao lado, o assento é 180°, chamado de “Recaro Lie-flat”.

poltrona-cama TAP

poltrona na classe executiva da TAP

Dessa forma, na hora de dormir, você terá uma verdadeira cama! Mas, atenção: para pessoas muito altas, a partir de 1,75, o espaço é apertado. #ficaadica

Kit amenidades

Sempre que você viaja na Business, há a entrega de uma necessaire, com amenidades para você usar durante a viagem e, depois, levar com você!

Pouco antes da decolagem, as comissárias nos entregaram uma bolsinha linda, com estampa da Ilha da Madeira, em Portugal.

Parte da coleção “Olá Portugal”, o kit é uma parceria com a marca portuguesa Castelbel, de fragrâncias de luxo para o corpo e casa. Por isso, dentro da necessaire há um sachê com um cheirinho especialmente para o momento, além de creme para as mãos também assinado pela grife.

Para completar, ainda recebemos meias com as cores de Portugal (bem confortáveis), protetor de ouvido e olhos, caneta, lip balm, escova de dente e creme dental. Nós amamos!

kit amenidades executiva da TAP

Entretenimento e tomadas

Sobre o entretenimento individual, a TV é bem maior que na classe econômica e você se sente, literalmente, no sofá de casa.

TV Classe executiva TAP

Há mais de 100 opções de filmes, além de sérias, rádios, documentários e programas, produzidos pela TAP, de alguns destinos pelo mundo. Assistimos, por exemplo, ao filme Dumbo, que teve estreia nos cinemas em 2019.

Ao lado da poltrona, há entrada USB e outros tipos de tomadas, incluindo o modelo universal. Então, aperto com a bateria dos aparelhos eletrônicos não será pauta durante a viagem!

 

Internet a bordo

Como contamos, o A330neo possui Wi-Fi gratuito em todas as classes, onde é possível conectar, por até 1 hora, e navegar por aplicativos de mensagens.

conexão wifi TAP

Porém, há como ficar conectado durante todo o voo! Assim que você acessar a internet da aeronave, aparecerá o menu com os valores de cada pacote, junto às especificações. Os preços são a partir de 6,99 euros.

Testamos a opção gratuita e deu super certo!

Refeições e bebidas

Assim que nos acomodamos, recebemos água, em copo de vidro, e um pacotinho de nuts. Após, nos entregaram o cardápio do voo, assinado pelo chef português Vitor Sobral, além da carta de vinhos, também portugueses.

Por optarmos por refeições veganas (faça a sua reserva, gratuitamente, até 48h antes do embarque), ficamos bem felizes, já que o cardápio contemplava esse tipo de opção.

De entrada, serviram canapé vegetariano e escolhemos um vinho branco para acompanhar! Além dos vinhos, há água, sucos, refrigerante e cerveja disponíveis.

menu executivo TAP

Após, sopa, pão e salada de folhas com cogumelos e aspargos. Para o prato principal, batatas gratinadas, legumes e proteína de soja. Tudo estava delicioso!

refeição executiva TAP

Para a sobremesa, havia seleção de queijos, pudim ou salada de frutas. Optamos pelas frutas já que, a essa altura, estávamos bem satisfeitos (risos).

Para fechar, um café e chocolates, que as comissárias serviram ao final de todas as etapas citadas acima.

Antes do pouso, cerca de 1h, é servido um pequeno almoço. Comemos uma salada bem gostosa, acompanhada com pão, salada de frutas e maçã assada. Para beber, escolhemos café e água.

vinho-classe-executiva-TAP

Conclusão: vale a pena voar na classe executiva da TAP?

Ô, se vale! Além da cordialidade, as refeições estavam saborosas, assim como o vinho que experimentamos.

O conforto de viajar em uma poltrona de classe executiva, que se transforma em cama, literalmente, não tem preço! É o tipo de experiência que todo mundo deveria viver.

Por fim, comodidades como o embarque e desembarque prioritário, banheiro exclusivo para a classe executiva e acesso à Sala VIP fazem toda a diferença.

Então, se você tiver oportunidade de viajar na classe executiva da TAP, vá sem medo e seja feliz! Depois, volte e conte pra gente como foi, combinado?

Viaje de classe executiva com passagens aéreas em promoção!

Viajar de executiva não é privilégio de poucos. Aqui no PI sempre estamos de olho nas promoções de business e já divulgamos várias oportunidades, inclusive! Então, siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e baixe, também, o nosso aplicativo gratuito!