Home > Dicas de viagem > Como é voar para Cape Town na classe executiva da South African

Como é voar para Cape Town na classe executiva da South African

Conhecer novos destinos e experimentar diferentes companhias aéreas é nossa paixão. Por isso, fizemos este review de voo da classe executiva da South African Airways. Afinal, aproveitamos uma promoção de passagem divulgada pelo Passagens Imperdíveis e viajamos de São Paulo para Cape Town. E aí, valeu a pena?

Você pode ir direto a qualquer quesito avaliado!

#DicaPI: se você está planejando sua viagem, veja estas dicas de turismo em Cape Town, incluindo moeda, clima, transporte, etc.

Sobre a South African

A South African é uma cia. aérea sul-africana que opera voos para a África, Oriente Médio, Ásia, Europa, Austrália e Américas do Norte e do Sul. Também é membro da Star Alliance, que, entre outras, tem como participante a Air China, na qual voamos para a Tailândia e relatamos toda a experiência.

Modelo do avião

aviao south african airways

Avião da South African | Foto: Passagens Imperdíveis

Em ambos os trechos (de São Paulo a Joanesburgo e de lá até Cape Town), voamos em um Airbus A330-300. Embora soe técnico, é importante saber, pois a experiência pode mudar bastante de um avião para outro, ainda que na mesma cia. aérea. Um exemplo foi a viagem de Cancun a Brasília pela Copa Airlines.

Logo, por ser uma aeronave igual após a conexão, a experiência na classe executiva da South African Airways foi a mesma. Mas vale lembrar que, dependendo da data da viagem, o segundo trecho (Joaneburgo a Cape Town) será em outro modelo, em classe econômica, operado por cia. parceira. Nesses casos, a cia. avisa, durante a compra da passagem, que os trechos serão em classes mistas. Portanto, não haverá surpresa.

Embarque

Os benefícios da classe executiva da South African (e de outras cias. aéreas) começam antes do voo, ainda no embarque.

embarque south african airways

Passageiros da executiva têm prioridade no embarque | Foto: Passagens Imperdíveis

Check-in

Passageiros viajando de classe executiva têm prioridade no check-in, despacho das malas e embarque. Na prática, a fila é menor e mais rápida – quando sequer existe. Os passageiros também entram primeiro no avião.

Bagagens

A franquia de bagagem também é maior em relação à da classe econômica. Tivemos direito a despachar 2 malas de até 32 kg cada, além da bagagem de mão, com limite de 10 kg. Os bagageiros são bem amplos, portanto foi tranquilo guardá-la.

#DicaPI: entenda como funcionam as regras de bagagem estabelecidas pela Agência Nacional de Viação Civil (ANAC).

Sala VIP

sala vip classe executiva south african joanesburgo

Sala VIP da South African, em Joanesburgo | Foto: Passagens Imperdíveis

Ao viajar na classe executiva da South African, tivemos direito a usar as salas VIP tanto em São Paulo quanto em Joanesburgo, na conexão para Cape Town.

Como chegamos atrasados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, não deu tempo de experimentar e avaliar o espaço.

Por outro lado, na sala VIP do Aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Joanesburgo, visitamos o espaço. Havia mesa de café da manhã à disposição, ou seja, o buffet muda ao longo do dia. Também gratuitos, conexão Wi-Fi e áreas de descanso. Gostamos bastante do serviço!

Classe executiva dentro do avião

Agora sim, o momento de experimentar efetivamente as instalações da classe executiva da South African no avião. Como será?

#DicaPI: entenda as diferenças entre classe executiva e econômica!

Poltronas

poltrona classe executiva south african

Assento totalmente reclinado na executiva | Foto: Passagens Imperdíveis

Em ambos os Airbus A330-300 nos quais voamos, a configuração dos assentos era 1-2-1, ou seja, 1 em cada canto e 2 no centro. Os corredores eram espaçosos, bem como a distância entre os assentos.  Nos chamou a atenção o cinto de segurança de 3 pontas, igual ao dos carros.

Talvez o item mais cobiçado da classe executiva, nossa poltrona inclinava 180°, isto é, se transformava em cama. Tamanho conforto ajudou bastante nas quase 9 horas de voo de São Paulo a Joanesburgo.

Entretenimento

entretenimento aviao south african

Sistema de entretenimento da South African | Foto: Passagens Imperdíveis

O sistema de entretenimento dispunha de filmes, séries, animações, inclusive infantis, e informações do voo. No pouco que mexemos, foi fácil de navegar e encontrar títulos com as legendas em português. Também contamos com tomadas e saídas USB para carregar o telefone (e outros eletrônicos).

#DicaPI: veja mais dicas para passar o tempo durante viagem longa de avião!

Serviço de bordo

Foi uma prévia da boa vontade, educação e alegria que sentiríamos em nosso roteiro de 3 dias por Cape Town.

Atendimento

Sempre com um sorriso no rosto e muita simpatia, os funcionários nos atendiam com rapidez e, ao mesmo tempo, paciência. Assim, nos sentimos bem recebidos pelos africanos antes de desembarcar no país.

Refeição

refeicao classe executiva south african

Degustação de vinhos em pleno avião | Foto: Passagens Imperdíveis

Um de nossos objetivos nessa viagem para Cape Town foi seguir um roteiro pelas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek. Para a nossa alegria, a degustação de vinhos começou antes do esperado, ainda na classe executiva da South African.

O cardápio, que incluía opções de comida vegetariana ou com frango, dispunha de diversos tipos de vinhos, como tinto, branco e rosé. Embora não recomendemos o consumo excessivo de álcool, o cardápio de bebidas era liberado: open bar.

Quanto aos pratos, serviram jantar e café da manhã no trecho até Joanesburgo. Já para Cape Town, só um lanche, visto que era apenas 1 horas e meia de viagem. Em todos os casos, achamos as refeições bem saborosas.

#DicaPI: continue sua jornada gastronômica nestes restaurantes em Cape Town!

Amenidades

kit de amenidades na executiva da South African

Kit de amenidades na executiva da South African | Foto: Passagens Imperdíveis

Quanto às amenidades, recebemos o básico, mas suficiente: produtos de higiene pessoal, fone de ouvido e acessórios para dormir melhor.

Desembarque

Nessa etapa da viagem, sempre há alguns trâmites burocráticos, seja qual for a cia. aérea escolhida. Mas isso não é problema, com você verá a seguir.

Conexão em Joanesburgo

Os funcionários da South African retiraram nossas bagagens da esteira e já deixaram à disposição para pegarmos. Nesse aeroporto, ainda passamos pela imigração e despachamos as malas novamente, para pegar em Cape Town.

Na imigração, as autoridades perguntaram somente qual o nosso objetivo de viagem e quanto tempo ficaríamos. O processo durou poucos minutos.

#DicaPI: ainda escolhendo onde ficar em Cape Town? Veja estas opções de hospedagem!

Classe executiva da South African vale a pena?

classe executiva south african airbus a300-370

Visão geral da classe executiva da South African no A330-300 | Foto: Passagens Imperdíveis

Em resumo: sim, porque a viagem é claramente mais confortável do que na econômica, do embarque ao desembarque. O que mais nos agradou foi a disponibilidade de vinhos sul-africanos de alta qualidade a bordo. Por fim, nos encantamos com a educação e cortesia dos comissários.

Passagem aérea barata na classe executiva

Todo esse conforto acima da média costuma ter um preço… acima da média. Contudo, no Passagens Imperdíveis monitoramos e compartilhamos passagens aéreas promocionais de todas as classes. Tanto que foi desse jeito que encontramos a nossa pela South African.

Por exemplo, não é raro compartilhamos passagem de classe executiva para a África do Sul a preço de econômica! As opções variam entre South African Airways e outras cias., como Latam e TAAG.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Passagens Imperdíveis (@passagensimperdiveis) em

Para ficar sabendo desses descontos, siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Assim, você receberá notificações em tempo real e conseguirá comprar as passagens antes que acabem!

Veja mais dicas de viagem para a África!