Home > Dicas de viagem > Black Friday: como funciona no Brasil e no mundo

Black Friday: como funciona no Brasil e no mundo

Você adora fazer compras durante a Black Friday? Imaginamos que sim. Todo mundo gosta de fazer novas aquisições, ainda mais com descontos. Mas você conhece a história do evento? Sabe como ele chegou ao nosso país?

Prepare-se para saber tudo sobre essa data, que acabou se tornando a segunda mais importante do varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. Porém, ela é, há muito tempo, sucesso no mundo todo.

Então, navegue pelo menu abaixo ou acompanhe o texto.

O que é a Black Friday

A Black Friday é uma liquidação com ofertas e descontos especiais de produtos dos mais variados segmentos. Assim, no bom e velho português, quer dizer “sexta-feira negra”. Quando surgiu, nos Estados Unidos, a ideia era inaugurar a temporada de compras para o Natal, especialmente no varejo.

Atualmente, o dia especial de ofertas e os preços, muitas vezes baixíssimos, conquistaram todo o mundo. Dessa forma, devido ao grande sucesso e procura, os lojistas já começam a preparar seus estabelecimentos com meses de antecedência.

Alguns consumidores, inclusive, acabam optando por economizar ao longo do ano e, assim, aproveitar ao máximo todas as ofertas disponíveis.

Uma coisa é certa: a expectativa é grande tanto na participação dos compradores, quanto no crescimento no volume de vendas e faturamento.

Quando ocorre a Black Friday

calendário black friday

Black Friday de 2019 caiu em 29 de novembro

Oficialmente, a Black Friday acontece na sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Este, por sua vez, cai sempre na quinta-feira da quarta semana de novembro. Dependendo do calendário, pode ser a última do mês ou a penúltima. Por isso, todo ano temos de conferir com antecedência a data exata!

Aliás, a escolha do dia ocorre devido ao costume estadunidense de agradecer pelos feitos anuais.

Neste ano, será realizado no dia 29 de novembro. Ao contrário do que se pensava, esta edição não mudou de data.

Black Friday no Brasil

Provavelmente, você já deve ter ouvido essa pergunta: “A Black Friday funciona mesmo no Brasil?” E a nossa resposta para ela é SIM.

Nós podemos dizer com tranquilidade que a Black Friday Brasil funciona e vai muito bem. Claro que todo cuidado é pouco e é preciso ficar atento.

Muitos clientes estão mais atentos quanto à oscilação de preço na véspera do evento. Por isso, nosso conselho é: atenção redobrada para que tenha realmente certeza de que o produto ofertado está com desconto real.

Apesar de ter sido iniciada nos Estados Unidos, a ocasião já se consolidou e é comum por aqui. Além de movimentar lojas virtuais e físicas, também movimenta todo o sistema bancário e financeiro.

A data, que se tornou um super evento, chegou ao nosso país em 2010. No primeiro ano, cerca de 50 lojas online aderiram à campanha. Ao total, elas faturaram, aproximadamente, R$ 3 milhões em vendas de produtos.

O fato é: quase uma década depois, a iniciativa cresce a cada ano e os brasileiros se sentem cada vez mais confiantes para aproveitar as ofertas.

Uma das principais diferenças entre a Black Friday norte-americana e a brasileira é onde surgiu a iniciativa. Enquanto nas terras do Tio Sam começou em lojas físicas, a nossa iniciou-se pela web. Mas, hoje, tanto lá, quanto cá, funcionam a base de descontos, seja virtual ou não.

#DicaPI: A Black Friday está chegando e com ela virão destinos incríveis com preços imperdíveis. Então, para garantir um bom destino, leia o texto explicando como comprar passagem aérea em nosso site.

A Black Friday no Passagens Imperdíveis

Prova de que a Black Friday funciona, é a forma em que ela é feita aqui no Passagens Imperdíveis.

Na semana do evento monitoramos, de quinta a domingo, as melhores promoções de passagens aéreas e pacotes de viagens, além de malas, hotéis, milhas, roupas e outros itens relacionados ao nosso universo!

Além disso, junto aos nossos parceiros, que inclui agências, empresas de aluguel de carro e seguro viagem também negociamos descontos e oportunidades exclusivas.

avião por dentro

Espaço interno aeronave | Foto: Passagens Imperdíveis

Em 3 dias de Black Friday, a nossa equipe foca, mais do que nunca, em encontrar as melhores oportunidades para que a sua viagem tão sonhada saia do papel. Aqui, as oportunidades são reais e selecionadas com critério.

#DicaPI: Baixe o nosso aplicativo e fique atento, pois enviamos notificações em tempo real para o seu celular sempre que encontramos os melhores preços. Lá tem um passo a passo para te ajudar!

Black Friday ao redor do mundo

Que a Black Friday é um dos dias mais esperados do ano, todo mundo já sabe. Mas, você já se perguntou quando e onde o evento surgiu?

O termo foi usado a primeira vez em setembro de 1869 nos Estados Unidos, quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar conta do mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York.

Na época, foi preciso intervenção do governo, e para corrigir a distorção, elevaram a oferta da matéria-prima, fazendo com que os preços caíssem e investidores perdessem grandes fortunas.

Tempos depois, em 1960, a ocasião começou a ganhar mais popularidade na Filadélfia, pela primeira vez. E ao longo dos anos, os Estados Unidos passou a exportar a Black Friday para outros países.

No México, por exemplo, ganhou o nome de El Buen Fin (Bom Fim de Semana) e dura três dias. Já no Canadá, a Boxing Day acontece um dia depois do Natal, no dia 26 de dezembro. No Brasil, como já falamos, chegou, oficialmente, em 2010, sendo adotada pelas lojas online.

Mesmo com a expansão para outros países, a data começou, de fato, a ganhar mais fama depois dos anos 2000. Antes disso, era muito comum que os americanos deixassem as compras para depois. Sabe aquela preguiça de pegar fila? Exatamente isso! Por muito tempo, eles acabavam não comprando nada na sexta da Black Friday.

Hoje, a realidade é bem diferente. Diversas marcas mundo afora já investem na data e são recepcionadas por filas de clientes na porta das lojas.

Principais destinos na Black Friday

Os eletrônicos são alguns dos itens mais procurados e vendidos durante a Black Friday. Mas, atualmente, um novo item tornou-se queridinho para os compradores: a venda de passagens aéreas.

Cada vez mais as pessoas estão aproveitando a data para programar viagens de fim de ano ou de férias. E para te ajudar, nós fizemos uma seleção de alguns dos destinos que foram mais vendidos aqui no Passagens Imperdíveis em 2018.

Nova York

A cidade de Nova York é uma das mais famosas do mundo e com a maior quantidade de atrações turísticas, sendo também conhecida por ser um destino muito procurado na Black Friday.

Em suas ruas podemos ouvir os mais variados idiomas, o que torna Nova York – a cidade mais populosa dos Estados Unidos e terceira da América – um verdadeiro caldeirão cultural. É fantástica. E você poderá estar lá e viver tudo isso!

LIC Hotel em Nova York

LIC Hotel, no Queens, Nova York | Foto: Passagens Imperdíveis

#DicaPI: Se o país já está em seu roteiro ou sonha conhecer, confira as dicas de Nova York para brasileiros que preparamos, com o que o você precisa saber antes de viajar.

Miami

Situada no extremo sudeste da Flórida, Miami é conhecida por seu clima e praias incríveis, de água cor azul turquesa. Mas, engana-se quem acha que é só isso. A cidade, muito procurada no período da Black Friday, oferece também inúmeras joias ocultas.

Queridinha dos brasileiros no exterior, detém de uma coleção inegável de qualidades, com muitas atividades diurnas, noturnas e um mix variado de atrativos culturais, artísticos, esportivos, gastronômicos e muito mais.

#DicaPI: Após definir o local, é hora de escolher o hotel. Confira o guia completo para te ajudar a reservar no Brasil ou exterior.

Santiago

Há muito o que fazer em Santiago no Chile! Moderna e charmosa, a cidade impressiona os seus visitantes ainda na aeronave, antes de pousar em terra firme.

Da janelinha do avião, a espetacular Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos desperta olhares atentos e suspiros. Já dá para ter uma ideia do visual que cerca a capital chilena, localizada em um vale.

#DicaPI: Se está programando uma viagem para o Chile, confira o que fazer em Santiago antes de chegar por lá.

Itália

Roma, Florença, Milão, Veneza… o roteiro pela Itália pode ser extenso. São cidades interessantes para ficar por alguns dias. E isso para citar apenas as mais, digamos, clássicas, ao norte de Roma.

O país encanta os milhares de turistas com as suas belas paisagens, uma riqueza histórica e cultural e, claro, a deliciosa gastronomia. No quesito sobremesas, é difícil não pensar em gelato quando a gente fala de Itália.

#DicaPI: O seguro viagem é obrigatório no país, assim como em quase todos da Europa. Então, quando for viajar para o país, vale a pena ler nosso texto sobre a contratação.

A Black Friday 2019 está chegando! Portanto, anote o dia 29 de novembro na sua agenda e programe-se para garantir o destino dos seus sonhos. Nunca se esqueça o quanto é importante se organizar para comprar o que deseja e, assim, conseguir, de fato, os melhores preços!

Acompanhe as nossas promoções de passagens aéreas e pacotes de viagem durante a Black Friday e viaje mais, pagando pouco!

Siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e fique de olho nas nossas ofertas! Você também pode baixar o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real. Bora viajar!